Projeto de extensão promoveu capacitação em inseminação artificial para criadores de galos gigantes

extensao-galo-giganteNo sábado, 23, foi realizada a primeira capacitação de criadores associados à Associação dos Criadores de Índio Gigante (ABCIG), em Paraopeba – MG. O curso Coleta de Sêmen em Galos Índio Gigante e Inseminação Artificial foi ministrado pelo professor Juliano Vogas Peixoto, da área de Anatomia Veterinária (DMV), com assistência do estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Henrique da Silva.

O evento foi realizado como parte das ações de projeto de Extensão Universitária. Dezesseis criadores de frango índio gigante do Brasil, vindos de Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, participaram da capacitação e tornaram aptos a implantar o processo de inseminação artificial em seus criatórios.

extensao-galo-gigante (2)Os participantes, provenientes de sete entidades estaduais (ACIGS), serão responsáveis em suas localidades pelo apoio nos cursos locais que serão proferidos pela parceria ABCIG / UniABCIG / UFLA. O treinamento, ministrado pelo professor da UFLA, utilizará desses disseminadores como apoio e monitoria. Esse conceito já é amplamente utilizado em outras áreas, mas é recente em galináceos. A inseminação artificial é uma biotecnologia aplicada para melhorar a reprodução e a genética dos animais domésticos ou de produção.

Uma das vantagens buscadas é o desenvolvimento de uma nova raça de galináceos: “Mesmo com dimensões continentais e sendo líder mundial na exportação de frango de corte, o Brasil não possui uma raça que possa ser considerada nacional. Uma raça desenvolvida no país traz consigo adaptabilidade às condições ambientais e aos desafios de várias doenças”.