Atletas olímpicos do Equador treinam na UFLA

Angela Tenório e Marizol Lamur Landazuri

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será mais uma vez o ponto de encontro e treinamento de conceituados atletas. Desta vez, as atletas do Equador Angela Tenório e Marizol Lamur Landazuri, classificadas para os jogos olímpicos 2016, juntamente com o treinador Nelson Gutierrez Perez, ficarão cerca de 20 dias em treinamento na UFLA.

Os atletas chegaram no sábado, 23 de julho, e ficam até 10 de agosto. Angela Tenório é uma das melhores atletas do mundo, já foi vice-campeã mundial juvenil nos 100m em 2014 e bronze no mundial sub 18 em 2013.

Além do Equador, diversos outros países têm entrado em contato para que outros atletas venham fazer treinamentos na UFLA. Um dos fatores que têm motivado o interesse de atletas com capacidades para obtenção de índices olímpicos é a nova pista de atletismo da Universidade, na qual é possível realizar treinamentos mais específicos, permitindo que os atletas vivenciem condições mais próximas à realidade das competições.

Com investimentos do Ministério do Esporte, a pista é reconhecida pela alta tecnologia, sendo certificada pela Federação Internacional de Atletismo, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo. Os pisos da pista são importados da Itália, de material sintético, com pistas para salto com vara, salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco, pista de aquecimento (5 raias, 75 metros), pista elevada para treinamento, e área para salto em altura. Com o fortalecimento do atletismo na UFLA, Lavras e região passam a ter maior visibilidade.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA