IFSULDEMINAS promove na UFLA curso de Formação Inicial e Continuada em Urgência e Emergência

fic-urgencias2A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem apoiado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em Lavras. Nessa segunda-feira (11/7), tiveram início, no câmpus da UFLA, as aulas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Urgência e Emergência. Vinte profissionais da área de enfermagem compõem a turma. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, no período noturno, no Pavilhão de Aulas 2.

A proposta do curso FIC de Urgência e Emergência é capacitar profissionais de saúde para agir em situações críticas, avaliar essas situações e executar os procedimentos necessários em caso de urgência e emergência, de acordo com princípios éticos e legais da profissão, em consonância com as normas e regulamentações de atuação do Samu. De acordo com o supervisor administrativo do IFSULDEMINAS, Paulo Cesar Ferraz, a iniciativa do curso deu-se a partir de uma demanda apresentada pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao IFSULDEMINAS. “Foram disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em dez municípios da região. Como a UFLA já vinha trabalhando em parceria com o Instituto em outros cursos, a Universidade, mais uma vez, nos apoiou, cedendo o espaço físico para as aulas”, diz.

Sob coordenação do câmpus Avançado de Três Corações do IFSULDEMINAS estão as atividades do curso nas cidades de Itajubá, São Lourenço, Três Corações e Varginha, além de Lavras.  O curso é fruto de uma cooperação técnica com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL)/SAMU – Varginha. Outros campi do IFSULDEMINAS estão responsáveis pelo mesmo curso em mais cinco cidades.

Na terça-feira, Paulo Cesar Ferraz esteve em Lavras para dar as boas-vindas à turma e passar orientações gerais. Para ele, a oferta do curso atende a uma das missões do Instituto. “A oferta de educação pública de qualidade e gratuita é o que buscamos e, no caso específico da capacitação em urgências e emergência na área da saúde, atenderemos também a uma demanda específica do mercado de trabalho, com a expectativa de consequências futuras positivas para a saúde pública”.

A enfermeira Ana Elisa Rodrigues está entre os profissionais que frequentam o curso. Até final de setembro, ela se deslocará, de segunda a quinta-feira, do município de Carrancas até a UFLA para assistir às aulas. “Não tenho experiência em urgência e emergência. Como tenho vontade de atuar na área, minha expectativa é adquirir os conhecimentos necessários e estar apta para esse serviço”, disse.

fic-urgenciasDurante o curso, serão ministradas quatro disciplinas. Duas professoras estarão responsáveis por ministrar o conteúdo. Para a enfermeira e professora Larissa Ellen Silva, o primeiro contato com a turma revelou uma presença heterogênea, e com integrantes muito interessados pela área. “Temos tanto profissionais com formação de nível técnico quanto de nível superior; temos aqueles com alguma experiência e outros que buscam o primeiro contato; no entanto, em todos eles, é bem marcante o interesse pelo curso”.

A seleção de professores para atuar nas turmas e de estudantes foi feita por meio de editais publicados pelo IFSULDEMINAS.

Cursos técnicos em andamento na UFLA

Para oferecer à comunidade da cidade e região ainda mais opções para qualificação profissional, a UFLA vem apoiando, desde o segundo semestre de 2015 o IFSULDEMINAS na oferta de cursos de formação técnica e profissionalizante Lavras. Em outubro de 2015 tiveram início na Universidade turmas dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Mecânica, que deverão ter sua formação concluída em novembro de 2017. Ambos estão incluídos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Já foram ofertados também outros cursos de Formação Continuada (FICs), com turmas iniciadas em outubro de 2015 e com trabalhos concluídos em fevereiro de 2016. Nessa última modalidade, estiveram o curso de Atendimento em Farmácia de Manipulação e de Operador de Caixa.

A escolha dos cursos leva em consideração os recursos humanos e as áreas de referência nas duas instituições, compatibilizadas com as demandas locais e regionais. A ideia é contribuir para uma formação qualificada de jovens e adultos, para geração de emprego, renda e mais qualidade de vida.

Estão previstos, ainda, novos projetos, que vão ampliar e diversificar essas ações. As relações com o IFSULDEMINAS, referentes ao apoio na oferta desses cursos, são de responsabilidade, na UFLA, da Coordenadoria de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).