Equipe de robótica Troia vence duas categorias no Winter Challenge

No hockey, a Troia foi bicampeã, vencendo o atual campeão mundial

troia-winter challengeA última semana foi marcada por intensos combates e disputas entre robôs para a equipe de robótica Troia, vinculada ao Departamento de Engenharia da UFLA (DEG). Ela participou da 12ª edição do Winter Challenge, nos dias 7 a 10 de julho, em São Caetano do Sul (SP), e voltou com vários troféus. Foram dois ouros, uma prata e um bronze.

O ouro no hockey foi muito comemorado. Afinal, o Tesla, time da Troia, venceu o Olympus, da equipe ThundeRatz (USP), atual campeão mundial nessa categoria. No Summer Challenge, em 2015, a Troia também obteve o título nessa modalidade.

O Winter Challenge envolveu mais de mil participantes e quase 500 robôs, que se enfrentaram em modalidades de combate, sumô, hockey, seguidor de linha, seguidor inteligente e robô trekking. A equipe Troia levou 14 robôs (incluindo o time de robôs de hockey Tesla), em nove categorias.

Concentração total: membros da Troia disputam a categoria hockey
Concentração total: membros da Troia disputam a categoria hockey

Em duas categorias da modalidade combate  a Troia conquistou prêmios: com o robô Cavaco, primeiro colocado na categoria beetleweight (até 1,36kg); e com o Kamikaze, terceiro colocado na hobbyweight (até 5,44kg). No sumô, na categoria Lego, o estreante Pumba conseguiu a segunda posição.

Além desses, a Troia participou com os robôs de combate Muriçoca (Antweight, 454g); Pé de Pano (hobbyweight); Pegasus (Featherweight, 13,6kg) e Aquiles (Lightweight, 27,2kg). Nas demais categorias, foram utilizados os robôs Timão (sumô Lego); Trojaninho (seguidor de linha); e Carroça (trekking).