UFLA na Comunidade: projeto discute empreendedorismo no Cedet/Lavras

cedet_uflaO Projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), coordenado pela professora Daniela Meirelles Andrade, atuou em parceria com o grupo “Buscando Soluções”, do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) de Lavras, coordenado pelo professor Geovani Németh Torres.

A parceria com o Cedet resultou na promoção do curso “Discutindo empreendedorismo”. O objetivo do evento foi desenvolver conhecimento teórico e prático tendo como temática o empreendedorismo. O público atendido foram alunos entre 10 e 17 anos. Para tanto, foram desenvolvidas diferentes atividades, entre elas: colagens, dinâmicas de grupo, telejornal, elaboração de textos, debates e troca de experiências. Todas as ações tiveram como foco as perspectivas inerentes ao tema empreendedorismo.

“Além de trazer conhecimentos a respeito do tema empreendedorismo, o projeto trouxe a ideia de planejamento e elaboração de planos, o que acabou por ajudar em outras atividades realizadas no cotidiano”, relatou a aluna Jéssica Marino, 14 anos.

Além disso, os alunos ressaltaram que o projeto traz consigo a ideia de resolução de problemas por meio de práticas de cidadania . “Essas práticas, na maioria das vezes, são desconhecidas pela população”, disse Thaciane Alves Silva, 17 anos.

cedet_ufla_2
Trabalhos produzidos durante o curso.

As estudantes de graduação da UFLA Lara Alvarenga e Luanda Gomide, bem como a integrante do Bic Junior Letícia Barbosa, fazem parte do projeto Empreendedorismo nas Escolas, juntamente com a professora Daniela. Para Lara, essa nova experiência em parceria com o grupo “Buscando Soluções” proporcionou uma rica troca de informações. “Constituiu um horizonte para a realização de novas atividades e práticas empreendedoras”.

Seja você também uma escola inovadora e aberta a receber estas novas práticas. Entre em contato com os responsáveis pelo projeto e agende uma visita:

Contatos: daniela.andrade@dae.ufla.br; laraalvarenga14@yahoo.com.br; luandagof@hotmail. com; lbarbosa.bicjunior@gmail.com

Página no facebook:Empreendedorismo nas escolas

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.