Troféu Brasil de Atletismo tem início: atletas que treinaram na UFLA e da equipe Cria Lavras buscam índices

atletas-pista-scolforo
Treinador Zequinha Barbosa e atletas em treinamento para o Troféu Brasil de Atletismo são recebidos pelo reitor José Roberto Scolforo

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2016 começou na manhã desta quinta-feira (dia 30), com provas eliminatórias, de qualificação e do heptatlo, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP). Além da participação de atletas qualificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016, as competições têm a participação de interessados em lutar por vagas na Seleção Brasileira. Algusn desses atletas treinaram na pista de atletismo do Complexo Esportivo de Alto Rendimento da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A competição nacional reúne cerca de 800 atletas, inscritos por 107 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal. A equipe Cria Lavras (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo) está representada por 12 atletas, entre eles, o medalhista Jadel Gregório – ícone do atletismo brasileiro, com a marca de 17,90 metros no salto triplo, recorde sul-americano e brasileiro. Haverá ainda a participação de atletas de Angola, Argentina, Bolívia, Chade, Chile, Paraguai e Venezuela.

Treinamento na UFLA

De 17 a 28 de junho, a pista de atletismo da UFLA recebeu uma comitiva de atletas com índice olímpico para finalização de treinamento.  Entre eles, os atletas João Vitor, que já conquistou o índice olímpico para a prova de 110m com barreiras e Tamiris de Liz, velocista brasileira, especializada nos 100 m e 200 m rasos. Os atletas estavam acompanhados do treinador José Luiz Barbosa – consagrado atleta que já cruzou a linha de chegada de importantes competições mundiais. Conhecido como Zequinha Barbosa, foi o melhor atleta do Brasil aos 21 anos, seguindo para uma carreira exemplar no atletismo, com participação em três Olimpíadas.

Os atletas João Vitor e Tamiris de Liz, que já conquistaram o índice olímpico para o Rio 2016
Os atletas Tamiris de Liz e João Vitor durante treinamento na pista da UFLA

Para os atletas, o treinamento na UFLA foi muito produtivo para a preparação do Troféu Brasil Caixa de Atletismo. Eles destacaram a estrutura da pista e de apoio, que incluiu alojamento e alimentação, como ideais para uma boa preparação. “Além de todo o apoio, também recebemos orientações relevantes do professor Fernando, que conhece muito as técnicas do atletismo. Foi uma preparação perfeita”, comentou a atleta Tamiris Liz.

Para o atleta João Vitor, o treinamento na UFLA foi uma grata surpresa, tendo como ponto-chave o respaldo da Universidade. “Dentro do ciclo de preparação para as Olimpíadas, o treinamento na UFLA foi muito importante. Recebemos todo o apoio e estrutura necessários. Nós fomos abraçados por todos da Universidade, desde os alunos, servidores, atletas do projeto. Saio daqui leve, tranquilo e com muitos aprendizados”, considerou.

Scolforo e o treinador Zequinha Barbosa: orgulho para a UFLA receber atletas renomados em nossa casa!
Scolforo e o treinador Zequinha Barbosa: orgulho para a UFLA receber atletas renomados em nossa casa!

Aos participantes do Cria Lavras, João Vitor deixa uma mensagem de otimismo e persistência. “Esses atletas são eu no passado. Temos a mesma história, com os mesmos prazeres e dificuldades. A trajetória não é fácil, mas o segredo é ter muita vontade. Quem quer realmente treinar, mesmo com o sol da tarde, esses serão os agraciados com o sucesso. E isso não quer dizer apenas a vitória, a marca ou patrocínio, mas sentir bem consigo mesmo”, Fico feliz de servir, de alguma forma como exemplo e eles também me motivam a chegar ainda mais longe”.

De acordo com o professor e treinador do Cria Lavras, Fernando Oliveira, a vinda dos atletas serviu como grande incentivo para os atletas que representam a UFLA no projeto. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar os treinamentos de um treinador e medalhista mundial, além de interagir com atletas que já conquistaram lugar nas raias olímpicas – o sonho de muitos dos jovens atletas.

Atleta africano

Youssouf Mahamat Goubaye CHA - primeiro dia: 400m 46.43
Youssouf Mahamat Goubaye CHA – primeiro dia: 400m 46.43

O atleta Youssouf Mahamat Goubaye, que também passa temporada de treinamento na UFLA também participa da competição.  Natural de Tchad, um país localizado na parte central do norte da África, cortado pelo deserto do Saara, o atleta tem recebido as orientações do professor Fernando Oliveira. “Ele é bom demais e corre como um guepardo. É um exemplo para os que vivem reclamando da vida, e demonstra uma segurança em suas decisões que espanta quem está por perto”.

Pista de Atletismo

Desde sua concepção, a pista de atletismo da UFLA foi projetada para amparar o projeto Cria Lavras e também atrair a atenção de atletas de ponta, já consagrados ou com potencial para obter o índice olímpico. O objetivo já está sendo atingido, antes mesmo da sua inauguração oficial. Isso porque a nova pista possibilita realizar treinamentos mais específicos, permitindo que os atletas vivenciem condições mais próximas à realidade das competições.

Com investimentos do Ministério do Esporte, a pista é reconhecida pela alta tecnologia, sendo certificada pela Federação Internacional de Atletismo, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat). Os pisos da pista são importados da Itália, de material sintético, com pistas para salto com vara, salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco, pista de aquecimento (5 raias, 75 metros), pista elevada para treinamento e área para salto em altura.

Troféu Brasil

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Paulista de Atletismo (FPA), com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e patrocínio é da Caixa Econômica Federal. Com captação de cinco câmeras e organização de uma produtora, a TV CBAt  vai transmitir ao vivo as provas, por meio de sua página no Facebook (https://www.facebook.com/oficialcbat/).