Campeã olímpica, Fernandinha do Vôlei abriu os Jogos da Educação Física – veja fotos

Fernanda, atleta do vôlei, acende a tocha dos JEF no evento de abertura.

Os Jogos da Educação Física (JEF) da UFLA foram abertos na noite de ontem, 29, em grande estilo: a atleta Fernanda Ferreira, levantadora da seleção de vôlei campeã nas Olimpíadas de Londres (2012), acendeu a pira do evento. Ela foi homenageada pela organização dos JEF devido à sua contribuição ao esporte e também fez, durante a tarde, uma palestra sobre os desafios enfrentados por atletas de alto rendimento e veganismo.

A cerimônia de abertura dos JEF foi realizada no Ginásio da UFLA. O chefe do Departamento de Educação Física, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, ressaltou o caráter de interação entre os estudantes dos diversos períodos e servidores do Departamento. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, falou sobre a satisfação de ver tantos atletas reunidos em um único evento. E fez uma sugestão de ampliar os Jogos para todos os cursos da UFLA.

Os Jogos são promovidos pelo Centro Acadêmico de Educação Física – gestão Lado Oposto. Neste ano, as competições são realizadas de 29/6 a 8/7, no DEF. Os estudantes disputam as modalidades voleibol, handebol, basquete, futsal, frisbee, atletismo, escalada e queimada, nos naipes feminino, masculino e misto.

As equipes são formadas por estudantes de Educação Física da UFLA, professores, técnicos administrativos e ex-alunos do DEF. Ao todo, cerca de 180 atletas participarão dos Jogos. A programação é aberta ao público pode ser acompanhada na página dos JEF no Facebook.

Palestra e entrevista

Estudantes de vários cursos da UFLA e de outras instituições estiveram na palestra

Durante a tarde, a atleta Fernandinha do Vôlei fez uma palestra sobre os desafios enfrentados por atletas de alto rendimento e o veganismo em atletas de alta performance. Ela também atendeu à imprensa. Nesses eventos, falou sobre a carreira, desde o apoio inicial dos pais (ambos professores de Educação Física), passando pela seleção e a conquista do ouro olímpico, chegando à experiência de jogar no exterior, saída das quadras e futuro.

Sobre a participação nos JEF, ela declarou ter aceito o convite por considerar “importante compartilhar a experiência com futuros profissionais da área”. Estrutura do voleibol no Brasil e formação de atletas foram outros assuntos abordados. “Para a formação de novos atletas, o oferecimento de Educação Física nas escolas é fundamental. Mas, infelizmente, tenho notado que o investimento nessa formação tem diminuído”, declarou.

Em outro momento da palestra, Fernanda falou sobre os benefícios que constatou ao se tornar vegana, há mais de três anos: “Minha saúde melhorou. Tive menos doenças e menos lesões, e mais vigor”, conta. Ela deixou de consumir produtos de origem animal e a adotar um estilo de vida que busca excluir do consumo qualquer forma de exploração contra animais.