UFLA e Secretaria de Educação de Varginha promovem evento científico aos profissionais de educação

II Colóquio Sul Mineiro de Tecnologias para Mediação da Aprendizagem

Cumprindo seu papel de inserção social a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por intermédio do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Varginha/MG, realizou na última semana, o II Colóquio Sul Mineiro de Tecnologias para Mediação da Aprendizagem, fruto de um trabalho conjunto que busca a formação continuada dos profissionais da educação.

Esta edição contou com um público de 600 participantes, entre professores e gestores educacionais da Rede Municipal de Varginha e de outras localidades do Sul de Minas. O evento teve a finalidade de contribuir para a divulgação de pesquisas científicas junto aos profissionais da Educação Básica; oferecer formação continuada em relação ao uso das tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem e, divulgar práticas educativas inovadoras com o uso das ferramentas tecnológicas.

O II Colóquio contou com a participação do professor José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), que explanou sobre as ‘Metodologias ativas na Educação e Inovações Pedagógicas: para além das tecnologias digitais da informação e comunicação’ e também com a colaboração do professor Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que abordou o tema Interdisciplinaridade e incorporação de TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) ao currículo da educação básica.

O evento também comportou em sua programação professores da UFLA, que abordaram a ‘Interdisciplinaridade e incorporação de TDIC ao currículo da educação básica’, O papel da Gestão Escolar na incorporação das TDIC ao currículo, além de diversos minicursos que também foram conduzidos pelos docentes da Universidade, os quais apresentaram distintas temáticas pertinentes ao evento. Contando assim, com a participação dos professores Alexandre Silva, Cleide Mirian, Fernanda Ferrari, Ronei Ximenes Martins, Sayonara Ribeiro, Vanderlei Barbosa, e Warlley Ferreira.

Além do apoio do Centro de Educação à Distância (Cead/UFLA) e do Grupo Unis o evento também teve a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação (MEC).

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações de Warlley Ferreira Sahb (Ead/UFLA).