Rede Mineira de Comunicação Científica fará cobertura conjunta da 68º reunião da SBPC

sbpcDo dia 3 a 9 de julho, acontece a 68º reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro. O evento é um dos mais importantes da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país e terá como tema Sustentabilidade e Tecnologias para a Integração Social.

Para garantir uma cobertura mais abrangente do encontro, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) mineiras realizarão uma cobertura conjunta da Reunião por meio da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).

A RMCC reúne as estruturas de Comunicação Pública da Ciência das ICTs de Minas Gerais, entendendo Comunicação Pública da Ciência como a informação voltada ao público não especializado. A Rede começou a se formar em novembro de 2014 com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, a Rede trabalha em diferentes frentes com vistas a dar maior visibilidade às informações de CT&I, como a organização de cursos na área de divulgação da ciência e a mobilização em prol de chamadas públicas que auxiliem a área.

Espera-se, dessa forma, dar visibilidade ao maior número possível de discussões e projetos, especialmente aqueles de pesquisadores mineiros. De acordo com uma das coordenadoras da Rede, Vanessa Fagundes, da FAPEMIG, essa será a primeira experiência de cobertura conjunta da RMCC e a expectativa é fazer circular com mais facilidade as informações sobre o evento. “Nossa ideia é potencializar a cobertura do evento e da temática como um todo. Queremos fornecer material informativo tanto para instituições quanto para veículos de imprensa. O material ficará disponível no blog e todos poderão usá-lo”, explica.

Até o momento, são 12 instituições participantes da RMCC: UFMG, UEMG, Cefet-MG, UFV, PUC minas, UFLA, UFVJM, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), Epamig, Funed, Fapemig e Sectes. Saiba como fazer parte da Rede.

Fapemig também marca presença

A Fapemig também estará presente no evento com um estande institucional. Neste espaço, serão apresentados os programas da Fundação, além de alguns projetos realizados com seu apoio. Um deles é o Librário, jogo pedagógico idealizado para facilitar o ensino de Libras. Fruto de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), o baralho já é utilizado em algumas escolas do ensino fundamental. Outro projeto que será apresentado é a Plataforma DataViva, que disponibiliza informações de diferentes áreas econômicas de estados e municípios, fornecendo a seus usuários suporte nas decisões referentes a políticas públicas e investimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fapemig