Núcleos de Estudos apresentam inovações em Maratona de Engenharia de Alimentos

Nenp apresentou o projeto campeão, com o desenvolvimento do Sorvete de Batata Doce

Em sua segunda edição, a competição acadêmica da Maratona da Engenharia de Alimentos foi realizada nessa quinta-feira (23/6), organizada pelo grupo PET- Engenharia de Alimentos em parceria com o Centro Acadêmico (CAEAL). O evento buscou incentivar a integração e a criatividade dos estudantes, além de divulgar as diferentes formas de atuação do profissional de Engenharia de Alimentos.

A maratona contou com a participação de graduandos, pós-graduandos, professores e técnicos administrativos do Departamento de Ciências dos Alimentos da UFLA. A movimentação nos estandes incluiu a degustação de várias novidades, como brigadeiro de café, quibe de peixe e sorvete de batata doce. Todos os grupos apresentaram um projeto por meio de pôsteres e demonstração de produtos.

Durante a competição acadêmica, uma banca formada por cinco professores avaliou a apresentação e o projeto de cada um dos nove núcleos de estudos vinculados ao departamento (DCA/UFLA): Nepesca – Núcleo de Estudos em Pescados; Nepoa – Núcleo de Estudos em Produtos de Origem Animal; Nenp – Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial; NEL – Núcleo de Estudos em Laticínios; Nemia – Núcleo de Estudos em Materiais para a Indústria de Alimentos; Neeb – Núcleo de Estudos em Engenharia de Bioprocessos; QI Café – Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café; Nuquali – Núcleo de Estudos em Qualidade na Indústria de Alimentos e Proali – Núcleo de Estudos em Processos na Indústria de Alimentos.

Participação de estudantes e professores nos estandes de degustação

O Núcleo de Estudos em Desenvolvimento de Novos Produtos (Nenp) foi a entidade campeã, com a exposição do projeto Sorvete de Batata Doce. O projeto rendeu o desenvolvimento de um sorvete que atende a três categorias definidas pela Brasil Food Trends 2020: saudabilidade e bem-estar, sensorialidade e prazer, e conveniência e praticidade. O grupo recebeu R$200,00 como premiação e incentivo. Em breve, matéria especial será divulgada no Portal UFLA sobre o novo produto.

No dia 18 de junho, foi a vez da maratona esportiva, realizada na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo – Selt Lavras. Nessa etapa, os estudantes dos núcleos de estudos Nenp, Nepoa, Nuquali, Nemia, Proali, Nepesca, NEL, disputaram competições de futsal, handebol, queimada, vôlei e truco.

V Workshop

workshop-DCAO Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos aproveitou a oportunidade para divulgar a 5° edição do workshop com o tema bebidas. Serão apresentados três minicursos com os seguintes temas: cafés, cachaças e vinhos.

Os minicursos acontecerão nos dias 6 e 7 de julho, sendo o primeiro dia voltado para palestras teóricas e, o segundo dia, atividades práticas e degustações. A inscrição no minicurso de cachaças inclui uma visita técnica.

Inscrições estão sendo realizadas no canteiro central. Confirme presença no evento e fique por dentro da programação e novidades: https://www.facebook.com/events/577920785719169/

Clique para ver a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.