II Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas foi realizado em 22/6

seminário_letras (1)Estudantes do curso de Letras e professores da rede pública de Lavras participaram nesta semana do II Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento trouxe reflexões sobre a prática do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e suas literaturas.

As professoras do Departamento de Ciências Humanas (DCH) Andrea Portolomeos e Raquel Márcia Fontes Martins participaram de uma mesa redonda, mediada pelo professor Marcio Cano (DCH). A professora Andrea falou sobre o letramento literário e sobre como os professores podem auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades para a leitura de textos literários. Ressaltou a importância do conhecimento da especificidade do texto literário e do trabalho com a linguagem.

A professora Raquel explanou sobre a variação linguística na prática da sala de aula. Entre outros tópicos, sua exposição tratou doseminário_letras (4) ensino de uma língua correta na escola, orientada pela gramática tradicional, em detrimento de uma abordagem interacional que considere o seu uso. Para a professora, é essencial desenvolver metodologias e abordagens que possibilitem que os alunos sejam usuários competentes da língua, em suas diversas formas e situações de uso.

Durante o evento também ocorreu o lançamento de dois livros da coleção “A Reflexão e a prática no Ensino Médio”, produzidos com participações de professores da UFLA. Para o lançamento do livro “Língua Portuguesa: sujeito, leitura e produção”, organizado pelo professor Marcio Cano, estiveram presentes as professoras do DCH e autoras Helena Maria Ferreira, Márcia Fonseca de Amorim, Mauricéia Silva de Paula Vieira e Raquel Márcia Fontes Martins, além da professora Luciana Soares da Silva, do Departamento de Educação (DED).

Outro volume lançado durante o Seminário foi “Literatura e Subjetividade: aspectos da formação do sujeito nas práticas do seminário_letras (3)Ensino Médio”, que tem como organizadora a professora Andréa Portolomeos. Os autores Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, professora do DCH/UFLA, e Vinicius Macedo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também participaram do lançamento.

Na segunda parte do Seminário foram ofertados seis minicursos, cinco deles ministrados por professores da UFLA e um pelo professor Vinicius Macedo da UFMG. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa, Leitura e Produção de Texto (GPLPD). ”Eu achei o seminário muito interessante. Esse tipo de evento acrescenta muito para a nossa formação”, relatou a estudante de Letras da UFLA Dandara Orozimbo.

Texto e fotos: Luana Nayara Pena- bolsista Proat/ASCOM