Servidores fazem capacitação em Administração de Infraestrutura de Redes

capacitacao-redes-dgti
Charles Boeira, da Furukawa, dá importantes instruções.

A UFLA possui uma rede com 194 quilômetros de fibra ótica e quase 290 mil metros de cabo UTP. É por ela que trafegam dados de voz, imagem, internet e de controle de acesso, por quase 11,5 mil pontos de rede interligados em todo o câmpus. Para habilitar servidores que atuam nesta área, está sendo realizado o curso de capacitação em Administração de Infraestrutura de Redes, que se encerra nesta sexta-feira, 10. Ministrado no âmbito do Plano de Capacitação dos Servidores da UFLA, o curso possui 120 horas e atende técnicos da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, Prefeitura do Câmpus e Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Realizado em quatro módulos desde março, o curso vem capacitando os analistas e técnicos de tecnologia da informação no planejamento, monitoramento e administração de rede e sistemas. Para ministrar alguns módulos, foram convidados representantes de empresas como Furukawa (importante fabricante de cabos metálicos), Bosch e Allied Telesis. Além de se capacitarem sobre normas de cabeamento estruturado, os participantes estudam projetos e soluções, com foco para a fiscalização e instalação. O último módulo é ministrado no Núcleo de Educação Continuada (NEC), no câmpus histórico.

Para o coordenador do curso, Thiago do Prado Ramos (DGTI), “Essa capacitação impactará na otimização da velocidade de conexão de dados da UFLA, melhorando a experiência do usuário. Além disso, a constante evolução nessa área demanda a atualização dos técnicos”. O diretor da DGTI, Erasmo Evangelista de Oliveira, considera que o curso subsidiará novas obras de rede, e contribui para o atingimento das metas de capacitação do Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI).

Plano de Capacitação em andamento

Nessa semana, foram iniciados cursos do Plano de Capacitação dos Servidores, entre eles, Qualidade no Atendimento e Capacitação em Primeiros Socorros.  No primeiro, o objetivo e embasar os servidores participantes sobre fundamentos de qualidade, bem como procedimentos de atendimento voltados à satisfação do público. O curso é coordenado por Alexandre de Carvalho Silva (Cead) e tem como instrutora Teresa Cristina Martins (Dips).

Participantes do curso de Capacitação em Primeiros Socorros aprendem sobre o uso de extintores de incêndio.
Participantes do curso de Capacitação em Primeiros Socorros aprendem sobre o uso de extintores de incêndio.

Já o curso Capacitação em Primeiros Socorros, coordenado pela professora Giancarla Botelho Santos (DSA) e pelo comandante Juliano Calixto de Sousa (5º Pel. BM/ 9º BBM), visa capacitar os servidores em técnicas básicas de atendimento pré-hospitalar em situações de emergência e urgência. O curso é realizado na sala de treinamentos da Diretoria de Meio Ambiente (DMA).

O Plano é desenvolvido pelas Coordenadorias de Capacitação e Avaliação, e de Gestão de Competência, vinculadas à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Por meio dele, servidores podem participar de cursos em diversas áreas. Quando o servidor obtém certificação da carga horária exigida, pode solicitar a progressão por Capacitação Profissional, uma mudança de nível no mesmo cargo e nível de classificação.

Conheça o Plano de Capacitação dos Servidores 2016 e veja os cursos que o compõem.