Mudança Interna de Curso, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título – Edital prevê 694 vagas na UFLA

NOTA-MAXIMA-UFLAA Diretoria de Processos Seletivos (Dips) publicou nesta sexta-feira (20/5) o edital para Mudança Interna de Curso, Transferência Externa de Curso e Obtenção de Novo Título, para os cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), modalidade presencial. A UFLA oferecerá um total de 694 vagas, ofertadas para o segundo período letivo de 2016.

A classificação dos candidatos, nas três formas de ingresso, será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos, obedecidos os pesos das áreas, deliberados pelos colegiados de cursos. Portanto, para concorrer às vagas ofertadas por meio deste Edital, os candidatos deverão ter feito o Enem há no máximo cinco anos, que corresponde ao exame realizado no ano de 2011.

Do total de 694 vagas, 50 vagas serão ofertadas somente na forma de ingresso ‘Obtenção de Novo Título’, para o Curso de Bacharelado em Química, uma vez que para concorrer às vagas do referido curso na UFLA, o candidato deverá, obrigatoriamente, ser diplomado em Licenciatura em Química. Para os demais cursos, as 644 vagas serão distribuídas entre as três formas de ingresso de que trata o Edital, nas seguintes proporções: 50% para Mudança Interna de Curso; 35% para Transferência Externa de Curso; e 15%  para Obtenção de Novo Título, devendo ser assegurada, no mínimo, uma vaga para a forma de ingresso Mudança Interna de Curso, em cada um dos cursos ofertados neste Edital. (Os detalhes sobre os cálculos e formas de distribuição estão descrito no Edital).

Inscrição – das 9 horas do dia 2 de junho às 23h59min do dia 21 de junho de 2016 (horário oficial de Brasília). A forma de inscrição é diferente para cada modalidade e deverá ser consultada no Edital.

A UFLA empregará os termos da Lei Federal 12.799/13 para isenção da taxa de inscrição para Transferência Externa e Obtenção de Novo Título, que deverá ser solicitada no período de 30/5 a 1º/6/2016. O requerimento para a solicitação será disponibilizado no endereço www.dips.ufla.br, no dia 30/5/2016.

Vale destacar que, em conformidade com a Resolução CEPE nº 042/2007, alterada pelas Resoluções CEPE nº 104/2011 e nº 136/2015, a mudança interna de curso na UFLA será concedida uma única vez por estudante, exceto para os estudantes que tenham feito a mudança interna até o segundo período letivo de 2011.

Os estudantes que ingressarem na Instituição por meio de Transferência Externa de Curso ou de Obtenção de Novo Título não terão direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso, porém, essa norma não se aplica aos estudantes que tenham ingressado na UFLA, pro esses meios, até o primeiro período letivo de 2016.

O resultado preliminar do processo seletivo, por forma de ingresso, será publicado a partir do dia 7/7/2016, e o resultado final a partir de 22/7/2016, nos seguintes endereços: