IV Semana de Pesquisa na Graduação em Filosofia inicia na próxima segunda (30/5)

Começa na próxima segunda-feira (30/5) a “IV Semana de Pesquisa na Graduação em Filosofia”, que será realizada até sexta-feira (3/6) na Universidade Federal de Lavras (UFLA).Cartaz para divulgação - IV Semana de Pesquisa na Graduação em Filosofia (1)

O evento abordará assuntos de grande relevância filosófica e social e contará com uma ampla programação, com as temáticas: Identidades, gêneros e sexualidades; Filosofia medieval; Política, ética e moral; Sociedade, cultura e classes sociais, e Filosofia e Educação. Os interessados em participar deverão fazer inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão (SIG).

A Semana de Pesquisa na Graduação em Filosofia é organizada pelos estudantes do curso de Filosofia da UFLA, e procurar reunir anualmente trabalhos de pesquisas de estudantes do curso a fim de possibilitar o debate qualificado em torno de temas da tradição filosófica. O evento procura, ainda, promover debates e palestras de interesse do curso, bem como da relação entre a filosofia e outras áreas do conhecimento.

Programação do evento:
Segunda-feira

16h às 17h40: Comunicações

16h às 16h40: Fábio da Silva Santos- A concepção humana acerca da ideia de necessidade em David Hume, orientador Renato dos Santos Belo.

17h às 17h40: Samuel Rocha da Silva- Sobre a compreensibilidade do suicídio em Albert Camus, trabalho independente.

19h às 20h40: Cláudia Maria Ribeiro- O imaginário das águas, gênero e sexualidade – Navegar pelas potencialidades dos mergulhos no imaginário das águas para problematizar as relações de gênero e sexualidades.

21h às 22h40: Catarina Dallapicula- Discursos identitários e filosofia da diferença em questões de gênero e sexualidades: O uso das identidades ao pensarmos relações de gênero e sexualidades pondo em questão suas potencialidades e limitações em diálogo com abordagens ligadas à filosofia da diferença.

Terça-feira

15h às 18h: Filosofia e cinema – Exibição de filme e discussão – Luiz Roberto Takayama

21h às 22h40: Arthur Klik de Lima – O que é filosofia medieval? As três religiões do livro e o diálogo com o estrangeiro.

21h às 22h40 – Rubens Lacerda de Sá- Raça/etnia: Convergências e divergências sócio-epistemológicas: Discussão acerca dos construtos raça/etnia a partir de sua construção etimológica. Aproximações e dissonâncias teóricas e suas implicações sócio-históricas.

16h às 18h: Documentário “Vida examinada”, direção de Astra Taylor.

19h às 22h40: Amaro de Oliveira Fleck- Desigualdade e filosofia política: Um exercício de pensamento. Rápido diagnóstico de época a partir de um breve levantamento de dados atuais sobre a desigualdade social e econômica no mundo e, em especial no Brasil.

21h às 22h40 – Marcelo Seraybricker Moreira- Corrupção à brasileira? Ou como demonizar o Estado e a classe política nacional. Interpretações “clássicas” da formação da sociedade e do Estado brasileiro, uma reflexão sobre a questão da corrupção problematizando o senso comum que paira e eliminando alguns preconceitos existentes.

16h às 18h: Minicuso – Filosofia ou história da filosofia? – Renato dos Santos Belo.
Quinta-feira

19h às 22h40: Luiz Roberto Takayama- “O mestre ignorante”: Uma abordagem da exposição feita pelo filósofo Jacques Rancière a respeito de uma experiência pedagógica ocorrida no início do século XIX.

21h às 22h40 – Renato Franco Bueno- “Theodor Adorno: Como destinada a evitar que a barbárie ocorra novamente?” – A luta contra o fascismo, o que é a “educação pela dureza” e a “frieza burguesa”.

Sexta-feira

16h às 18h: Minicuso – Filosofia ou história da filosofia? – Renato dos Santos Belo.
19h às 22h40: Mesa redonda dos palestrantes Renato dos Santos Belo, Léa Silveira e João Geraldo Martins da Cunha acerca do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Filosofia da UFLA.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA