Professora de Português como Língua Estrangeira da UFLA participa de evento internacional

professora Débora (2)A professora Débora Racy Soares, responsável pelos cursos de Português como Língua Estrangeira na Universidade Federal de Lavras (UFLA), junto à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), participou do 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture, evento promovido pela Universidade de Toronto e a Universidade de Guelph, no Canadá, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

“A conferência foi palco para a discussão e intercâmbio de propostas pedagógicas de ponta que apostam também no uso de novas tecnologias para potencializar o ensino de línguas, literatura e cultura”, relatou a professora.

O evento ocorreu na USP entre os dias 12 e 13 de maio. A professora realizou a apresentação de três papers. “Aquarela Cultural: um projeto de extensão para a sensibilização multi/intercultural”, um dos papers apresentados, abordou a importância da recepção dos estrangeiros na UFLA, a partir de uma perspectiva que olha, compreende e acolhe as diferenças culturais. O projeto de extensão, sob a responsabilidade da professora Débora, “alicerça-se em uma prática pedagógica que abraça e integra o “estrangeiro”, o “diferente”, para com ele aprender”.

Os outros dois papers apresentados – “Um ELO entre nós”: tecnologia nas aulas de PLE (Português como Língua Estrangeira” e “Uso do AVA-Avançar no ensino de Português como Língua Estrangeira” propuseram uma reflexão sobre a utilização de softwares e de ambientes virtuais de aprendizagem, respectivamente, para potencializar o ensino de línguas, mais especificamente o de Português como Língua Estrangeira.

“É possível pensar em novas propostas pedagógicas, de olho no blended learning e na internacionalização curricular, que estejam sintonizadas com nosso contexto específico de ensino”, concluiu a professora.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA