Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos na UFLA receberá inscrições até 23 de maio

plano-capacitacao-249x164Conforme calendário disponibilizado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), os servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm diferentes opções de cursos previstos no Plano de Capacitação de Servidores/2016. O curso de capacitação “Gestão de Recursos Hídricos”, coordenado pelo engenheiro Dyego Maradona Ataide de Freitas, será realizado no período de 1º a 29 de junho, de segunda a quinta-feira, das 16h às 18h. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de maio, próxima segunda-feira.

O curso contará com os seguintes instrutores: os engenheiros Dyego Maradona Ataide de Freitas, Wander Clay Pereira Dutra e os professores Camila Silva Franco e Mateus Pimentel de Matos.

O curso visa a envolver a comunidade acadêmica, esclarecendo os processos envolvidos na gestão das águas na UFLA, incluindo aspectos teóricos práticos (ocorrentes no campus) no diz respeito à proteção da quantidade e qualidade dos mananciais, tratamento de água para consumo humano, tratamento de águas residuárias, racionalização e reuso de água.

Para participar o interessado deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço: www.prgdp.ufla.br em capacitação – “inscrições” e entregar na Secretaria/PRGDP, com a autorização da chefia, até às 17h do dia 23 de maio de 2016. Informações: Coordenadoria de Capacitação e Avaliação – 3829-5152

Recursos Hídricos na UFLA

As características das águas naturais, potáveis e residuárias são constante foco de estudo no sentido de minimizar e prevenir a poluição e a disseminação de doenças de veiculação hídrica. Neste contexto, a UFLA capta e trata água para consumo humano, a qual é destinada para os pavilhões de salas de aulas, laboratórios, banheiros, preparação de alimento, limpeza, entre outros. A Universidade realiza ainda a coleta e o tratamento dos esgotos gerados no campus, possuindo uma política de preservação dos mananciais, racionalização e reuso de águas.

Pela preocupação pelas questões ambientais, a UFLA recebeu o selo Blue University, dada pelo movimento global Blue Community do Council of Canadians, durante conferência internacional realizada no dia 13 de maio de 2016, na Universidade de Berna, Suíça. A instituição foi a segunda no mundo a receber a certificação, a primeira foi justamente a Universidade sede do evento.

A gestão das águas na UFLA é realizada pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA) e conta com o apoio técnico de dois engenheiros ambientais, dez  operadores nas estações de água e esgoto, além do corpo docente lotado no Departamento de Engenharia, núcleo de saneamento ambiental.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA