Departamento de Engenharia completa 50 anos – cerimônia comemorativa será realizada na quinta (12/5)



11 de Maio de 2016, 3:44 pm , com 1.985 visualizações

50-anos-degA Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora, em 2016, 50 anos da existência de seu Departamento de Engenharia (DEG). A celebração oficial será realizada na quinta-feira (12/5), às 18h, no Salão de Convenções, quando haverá  homenagens a 21 servidores que prestaram ou prestam serviços ao DEG, incluídos os ex-chefes de departamento, servidores técnico-administrativos representados pelo servidor mais antigo e homenagens póstumas a professores falecidos. Outros dois colaboradores históricos também serão agraciados com homenagens especiais.

A fundação do Departamento ocorreu em 5 de janeiro de 1966, como Departamento de Engenharia Rural (DER). Em 1966, os professores David de Souza Andrade, Alysson Paulinelli, Otavio de Souza e Wilson Ferreira Gomes se reuniram no salão nobre da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) para eleger o chefe do DER. O eleito foi o professor David de Souza Andrade, tendo sido lavrada a ata de número um.

A primeira sede do DER localizava-se no Câmpus Histórico, na atual Alameda Benjamin H. Hunnicutt, onde hoje funciona o escritório regional da Emater-MG. Na época, a diretoria da ESAL estava instalada no prédio atual do Museu Bi Moreira.

O DER foi o primeiro departamento da ESAL a se mudar para o câmpus novo, no final da década de 1960. O primeiro local de funcionamento foi o prédio atualmente conhecido como prédio das pró-reitorias.  Em 1973, mudou-se para o espaço onde se encontra até os dias atuais. De acordo com o atual chefe do DEG, professor Carlos Eduardo da Silva Volpato, o fato de o DER ter sido o primeiro a migrar para o novo câmpus tem uma explicação direta. “Ao DER coube a missão de envolver-se com a construção dos demais departamentos e estruturas de apoio à ESAL no novo espaço. Também em 1973, do Departamento de Engenharia Rural nasce o Departamento de Ciências Exatas (DEX) e vários professores do DER passam a formar a equipe do novo órgão.

Em 1975, o DER criou o curso de graduação em Engenharia Agrícola. Foi em 1982 que o DER passou a se chamar Departamento de Engenharia (DEG). A mudança estava relacionada à intenção, já naquela época, de se criar outros cursos de engenharia na ESAL. No ano seguinte, a administração do DEG, que até então funcionava no Bloco III, transferiu-se para o Bloco I.

Outra data marcante foi o ano de 1990, quando foi implantado o curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, após parecer favorável do Grupo Técnico Consultivo (GTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente (Capes). O primeiro conceito atribuído ao curso pela Divisão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação no ano de 1994 foi A, tendo hoje a nota 4.

Em 2006 foi criado no DEG, em parceria com o DEX, o programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas, em nível de mestrado.  A primeira turma do curso iniciou as atividades em 2007. No mesmo ano, os conselhos superiores da UFLA aprovaram dois projetos de criação de novos cursos de graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária e de Automação e Controle. Nos dois casos, o ingresso das primeiras turmas deu-se no segundo semestre de 2009, ano que o Departamento também festejou a realização de sua Assembleia de número 500.

O terceiro programa de pós-graduação ligado ao DEG – Recursos Hidricos em Sistemas Agrícolas – iniciou-se em fevereiro de 2010.

A caminhada de crescimento e desenvolvimento teve novo marco em abril de 2013. Em parceria com a Direção Executiva da UFLA, e em atendimento às diretrizes contidas com o PDI 2010-2015, foi feita uma reunião na sala da chefia do DEG, com a presença do reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, e de vários professores ligados às engenharias. Durante o encontro, foram traçadas as diretrizes para implantação de novas engenharias na UFLA.

Os projetos começaram a se materializar no segundo semestre de 2014. Tendo o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso, foram ofertadas duzentas vagas para os novos cursos de Engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Mecânica). O Departamento segue com o desafio de consolidar os cursos criados e garantir a perpetuação da qualidade dos cursos mais antigos.

“Para a continuidade dessa história de sucesso, será sempre necessário esforço da equipe de trabalho e comprometimento dos estudantes. São fatores que marcaram a história do Departamento e que, com certeza, continuarão presentes nos próximos passos dessa comunidade”, avalia o professor Volpato.

A programação das comemorações

Para planejamento e execução das atividades de celebração dos 50 anos do DEG, houve a estruturação de uma comissão composta por seis professores do Departamento. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos há cerca de dois meses. Os membros são os professores Gilmar Tavares (presidente), Mirléia Aparecida de Carvalho, Luiz Gonsaga de Carvalho, Maykmiller Carvalho Rodrigues, Priscilla Abreu Pereira Ribeiro e Rodrigo Allan Pereira.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivo