Scolforo toma posse no MEC para o segundo mandato como reitor da UFLA

Termo de posse para recondução do professor Scolforo para o segundo mandado é assinado em Brasília
Termo de posse para recondução do professor Scolforo para o segundo mandado é assinado em Brasília

Gratidão. Essa foi a mensagem principal do discurso do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, durante a cerimônia para a sua recondução ao cargo para o segundo mandato – 2016/2020. A assinatura do termo de posse foi realizada nessa quarta-feira (4/5), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, presidida pelo secretário-executivo do MEC, professor Luiz Cláudio Costa e acompanhada pelo secretário de Educação Superior, Jesualdo Pereira Farias.

O reitor agradeceu a comunidade acadêmica da UFLA pelo trabalho e comprometimento no primeiro quadriênio de gestão, destacando o prazer de liderar uma instituição em franca expansão, com evolução surpreendente em termos quantitativos, qualitativos e de inclusão social. Também agradeceu a equipe do MEC, fundamentalmente, pela política de fortalecimento da rede pública federal de educação superior, que passou nos últimos anos por profundas transformações e, especialmente, pelo apoio incondicional aos projetos da UFLA.

Novas metas

Mesmo diante de desafios, Scolforo anuncia novas mestas para a gestão
Mesmo diante de desafios, Scolforo anuncia novas mestas para a gestão

Ciente do desafio que assume, sobretudo pela complexidade política e econômica do País, Scolforo deu ênfase, em seu pronunciamento, a dois projetos estratégicos da Universidade para esta gestão. Ampliar significadamente o número de vagas na pós-graduação, incluindo a oferta de novos cursos e a criação e aparelhamento de novos laboratórios multiusuários, será uma das metas. O outro compromisso é buscar meios para avançar com a construção do Hospital Universitário, que será referência para uma população regional estimada em 1,5 milhão de pessoas, com atendimento prioritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando há confiança, sensibilidade, comprometimento e vontade política de transformar a nação por meio da Educação, nossa instituição responde muito bem aos desafios”, considerou o reitor, reconhecendo o apoio do governo federal durante o primeiro mandato. Diante de um novo contexto nacional, Scolforo reconhece que as dificuldades serão ainda maiores, no entanto, permanece otimista sobre os rumos da Universidade.

Cerimônia no MEC de recondução do professor Scolforo para segundo mandato
Cerimônia no MEC de recondução do professor Scolforo para segundo mandato

“Não vamos abdicar de nossos sonhos. Vamos continuar sonhando e trabalhando arduamente para elevar a Universidade a patamares ainda maiores de referência e excelência”, destacou.

Reconhecimento público

Em seu pronunciamento, o secretário-executivo do MEC enfatizou a importância da UFLA como uma das instituições públicas de ensino mais importantes do País. Ele destacou que a ciência da agricultura tropical nasceu em universidades como a de Lavras, referência nacional e internacional, responsável pela formação de profissionais e aporte fundamental para a criação da própria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Com apenas 21 anos na condição de universidade, a UFLA obtém sucesso em qualquer parâmetro de qualidade”, destacou.

O secretário também ressaltou a UFLA como exemplo instituição que conseguiu expandir de forma estratégica, ampliando o acesso à universidade ao mesmo tempo em que manteve a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Reforçou ainda o fato de a UFLA ter conseguido ampliar sobremaneira sua área de atuação, sem perder a referência em ciências agrárias, sua vocação original. Para finalizar, considerou que o MEC é que deve agradecer a UFLA pela parceria e pela significativa contribuição ao País.

Números da evolução

Presente na cerimônia, deputado Reginaldo Lopes reafirma compromisso e parceria com a Universidade
Presente na cerimônia, deputado Reginaldo Lopes reafirma compromisso e parceria com a Universidade

Durante a cerimônia, Scolforo reforçou alguns números da evolução da UFLA nos últimos anos, passando de uma universidade de pequeno para médio porte. No início de 2004, eram em torno de quatro mil alunos, atualmente, são 13 mil, incluindo os matriculados em cinco cursos de graduação a distância. Nesse período, saiu de sete para 30 cursos de graduação presenciais e de 16 para 56 de pós-graduação. A entrada na graduação passou de em torno de 800 em 2008, para 2.600 em 2016. Na última gestão, o quadro de professores passou de 487 para 724 e o número de técnicos de 420 para 596.

Outro dado ressaltado na cerimônia foi o fato de a UFLA ter atingido a meta de 50% de alunos ingressantes oriundos de escolas públicas, fruto da política afirmativa conhecida como Lei das Cotas. Na UFLA os dados revelam que os estudantes cotistas têm desempenho similar os de ampla concorrência e menores taxas de evasão.

Presença

Scolforo presenteia gestores do MEC com um símbolo de uma nova conquista que a UFLA receberá na próxima semana - a primeira universidade brasileira com o selo europeu "Blue University" em reconhecimento pela gestão das águas
Scolforo presenteia gestores do MEC com um símbolo de uma nova conquista que a UFLA receberá na próxima semana – o título de primeira universidade brasileira com o selo “Blue University”, conferido em reconhecimento pela gestão das águas

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela Resende Von Pinho; da chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro; do assessor para Relações Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, além dos deputados federais Reginaldo Lopes e Dâmina Pereira,gestores da Centro universitário de Lavras (Unilavras), reitores de universidades federais e profissionais do MEC.

Novo mandato

A indicação do professor Scolforo e da professora Édila para o segundo mandato foi referendada pelo Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário (Cuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, em dezembro de 2015. Scolforo e Édila receberam 76,7% dos votos válidos de estudantes (77,5% de graduação e 72,5% de pós-graduação), 66,6% dos votos válidos de professores e 53,4% de votos válidos de técnicos administrativos.

A cerimônia na UFLA, para a posse da vice-reitora, professora Edila Vilela de Rezende Von Pinho, assim como da nova diretoria executiva, ainda não tem data definida.

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.