Na agenda: Cosplay será realizado na UFLA na próxima semana

cosplayPromovido desde 2013 na cidade, o Cosplay Lavras é considerado um dos maiores eventos de cultura popular e cultura pop da região do Sul de Minas. A cada ano, agrega mais participantes. O evento atrai caravanas vindas de outras cidades, como Perdões, Nepomuceno, São João Del Rei, Varginha, entre várias outras de Minas, alcançando inclusive públicos do estado de São Paulo. Neste ano, o evento será realizado no dia 14 de maio, no Ginásio da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a partir das 10 horas.

O Cosplay Lavras é um evento multitemático, com ênfase na cultura pop, inspirado nas grandes convenções de Animes (desenhos animados japoneses) e convenções estadunidenses, como ComicCon, que ocorrem no Brasil e no mundo, cada um com características próprias. No último ano, o evento chegou a 1.750 participantes.

A finalidade do Cosplay é levar cultura, conhecimento, diversão e entretenimento, por meio de atividades interativas. É um evento familiar, sem distinções, destinado a crianças, jovens e adultos. O evento conta com comidas típicas, campeonatos, jogos, gincanas, shows e palestras, e a atração mais esperada por todos: o Concurso Cosplay.

Na competição, os cosplayers (pessoas que se vestem como um personagem ou ídolo) competem para ver quem consegue melhor se representar. Com fantasia e todos os apetrechos que o personagem possa usar, o cosplay é a chance de uma pessoa ser seu personagem favorito por um dia. Para incrementar, há também a apresentação em grupos de cosplayers, em que é necessário agir como o personagem, tornando tudo ainda mais interessante e divertido. A encenação é feita em um palco e avaliada pelos jurados.

Página www.facebook.com/cosplaylavras

Site: www.cosplaylavras.com.br

Atrações: 

O Cosplay deste ano terá a presença do dublador Elcio Sodré, que fará uma palestra sobre a sua história e vida profissional. O evento também terá a participação de outros profissionais, que realizam a dublagem dos seguintes personagens e atores: Shiryu dos Cavaleiros do Zodíaco, Zé Colmeia, Pateta, Kakashi de Naruto, Mr. Bean, Charlie Sheen, Jet Li, Willy Wonka, Chris Rock, Ben Stiller.

Atividades de entretenimento:

Paintball
Torneio de videogames
Torneio de Tiro com arco – Amador
Sala Temática Zumbi
Torneio de Espadas Medievais
Estúdio de Tatuagem a preço de custo (apenas para maiores de 18 anos)
RPG de mesa
Batalha Medieval
Card Game – Magic
Card Game – Yu Gi Oh
Swordplay
Tron – Batalha de disco
Oficinas Culturais – serão momentos de formação direta, onde profissionais da área construirão junto ao público conhecimentos dos temas a seguir:
– Desenvolvimento de Games
– Desenho
– Arco e Flecha
– RPG

Organizadores do Cosplay Lavras 2016:

Álex Sousa – Formado em Educação Física.
Diego Ramires – Formado em Educação Física.
Lucas Furtado – Graduando em Biologia.
Décio Antônio
– Graduando em Engenharia de Controle e Automação.
Dayana Sousa – Graduanda em Educação Física.
Luna Andrade – Graduanda em Filosofia.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA