Enem 2016: inscrições irão de 9 a 20 de maio e provas serão em novembro

enemO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou hoje (14), em Brasília, as datas de inscrições e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016): as inscrições irão das 10 horas do dia 9 de maio até as 23h59 de 20 de maio. Já a aplicação das provas será nos dias 5 e 6 de novembro.

A inscrição será feita exclusivamente pelo site http://enem.inep.gov.br/. A UFLA utiliza as notas do Enem para os processos seletivos dos cursos de graduação presenciais (SiSU e terceira etapa do PAS), mudança interna, transferência externa e obtenção de novo título.

A taxa de inscrição será de R$ 68,00 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. No entanto, estudantes que se declararem carentes ou que concluírem o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados em escola pública serão isentos dessa taxa. Os cartões de confirmação estarão disponíveis somente pela internet e não serão enviados pelos Correios.

Esse Exame é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também é utilizado em programas do governo, como o Prouni (que oferece bolsas para instituições particulares) e o Fies (de financiamento com juros baixos a alunos carentes). O governo estima que 8 milhões de estudantes farão o Enem neste ano.

As provas serão aplicadas em um final de semana. No dia 5/11, as provas serão de ciências humanas e ciências da natureza. No dia seguinte, os estudantes realizarão as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. A abertura dos portões irá das 12 às 13 horas e a duração das provas é de 4 horas e meia no primeiro dia e de 5 horas e meia, no segundo.

Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado em função da religião, farão as provas às 19 horas no horário local. Dessa forma, o fuso diferenciado em relação a Brasília será respeitado em alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste. O Enem também permitirá o uso de nome social: participantes que desejarem esse tratamento devem enviar documento de identificação de 1º a 8 de junho.

Apoio ao estudante

Várias iniciativas têm sido previstas pelo Ministério da Educação (MEC) para apoiar o estudante que realizará o Enem. Uma delas é a plataforma on-line Hora do Enem, que conta com vídeo-aulas, planos de estudos, resumos, exercícios e exames simulados.

O primeiro desses simulados será no dia 30 de abril e quem tem acesso à internet poderá fazê-lo se cadastrando na plataforma Geekie Games. Quem não tem acesso pode se inscrever na plataforma antecipadamente e, até esta sexta-feira (15/4), solicitar a realização do teste em uma instituição próxima, inclusive a UFLA (a lista abrange universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais). Outros simulados estão programados para 25/6, 13/8 e 8 e 9/10.

O MEC também deverá lançar o aplicativo para tablets e smartphones “Enem 2016”. Nele, o usuário terá acesso ao cronograma do Exame, receberá arquivos e poderá armazenar dados de inscrição e senha, para evitar perdas. O aplicativo será gratuito e disponibilizado para aparelhos que usam os sistemas operacionais iOS ou Android.