Coletânea produzida na disciplina “Português como Língua Estrangeira” traz percepções sobre o Carnaval brasileiro

Estudantes da disciplina, acompanhados da professora Débora Racy.

Os estudantes da disciplina “Português como Língua Estrangeira 3” evoluíram nos estudos da Língua e, ao final do período letivo 2015/2, suas produções textuais foram consolidadas em uma coletânea. O material foi organizado pela professora do Departamento de Educação (DED) Débora Racy Soares que, em interação com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), é a responsável pela condução dos trabalhos das disciplinas da área.

A coletânea intitulada “Olhares estrangeiros sobre o Carnaval brasileiro” reúne redações que tiveram como tema o Carnaval, a partir da percepção dos estrangeiros sobre a festa, sobre os brasileiros e o Brasil. “Estas redações são uma pequena amostra de um dos assuntos discutidos em sala de aula. A motivação para reuni-las e registrá-las deve-se ao fato de lidarem, de forma bastante sensível, com as diferenças culturais. Ademais, ampliam as possibilidades de sentido e de entendimento do Carnaval de forma reveladora, abordando questões de natureza multi/transcultural que nos interessam”, ressalta a professora. Essa iniciativa faz parte de um projeto mais amplo, de extensão e de pesquisa, denominado “Aquarela Cultural” e coordenado por Débora.

“A experiência de incentivo à leitura e produção textual, além de envolver positivamente os discentes na aprendizagem da língua-alvo, funciona como uma espécie de aclimatação à temperatura social brasileira, no microcosmo universitário”, explica a professora.

A turma também criou um blog (http://ple3ufla2015.blogspot.com.br), com a intenção de compartilhar, com seus colegas de departamento, as entrevistas realizadas pelos alunos. A ideia surgiu a partir do trabalho com gêneros textuais, mais especificamente resumos acadêmicos, blogs e entrevistas. “Todos estão convidados a ler as entrevistas sobre pesquisas desenvolvidas na UFLA, nos mais diversos departamentos, e conhecer seus autores. Leiam e comentem!”, convida a professora.

De acordo com Débora, a apresentação de seminários também foi um ponto alto da disciplina, pois funcionou como simulacro de situações reais. “O entrosamento da turma, que convive desde o primeiro módulo do curso, facilitou a exposição oral. Os seminários serviram como uma espécie de treino para a apresentação de trabalhos acadêmicos, solicitados em outras disciplinas de pós-graduação”.

As disciplinas de Português como Língua Estrangeira são recentes na UFLA, mas têm gerado frutos. Um exemplo é a aprovação de estudantes em níveis considerados difíceis no exame Celpe-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). (Veja aqui o texto sobre a aprovação de uma das estudantes). Os cursos constituem mais uma iniciativa da Universidade em prol da internacionalização.

As disciplinas continuam no próximo semestre letivo, assim como os cursos de extensão. Para frequentar as aulas, é preciso fazer matrícula, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico da pós-graduação. Já os cursos de extensão serão divulgados oportunamente e são abertos a todos os estrangeiros interessados.

Acesse o arquivo com as redações.

Com informações da professora Débora Racy Soares.