Arquitetura agroecológica: curso realizado na UFLA ensinou técnicas de construção com bambu e sapê

curso_yebaNa sede do Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá Ervas & Matos, ligado à Universidade Federal de Lavras (UFLA), ocorreu o curso de Arquitetura Agroecológica entre os dias 20 a 22 de março . A iniciativa faz parte do projeto Ceia (Centro de Experiência e Integração Agroecológica) e foi realizada pela primeira vez. Foram três dias de treinamento, e nas aulas foram ensinadas técnicas simples para a construção de um quiosque, usando bambu e sapê.

Assim, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de encaixes, amarrações e tratamentos de bambu, de modo que cada participante desfrutou de seu momento para exercer na prática tudo aquilo que foi compartilhado. Além disso, os estudantes realizaram debates acerca da agroecologia e suas interfaces, dialogando sobre as principais atuações da bioconstrução com bambu como ferramenta de transformação social, ambiental, cultural, ética, dentre outras.

curso_yeba_2“Desde o início do núcleo buscamos por cursos que trabalham com a extensão, para levar aprendizados à sociedade. Tivemos nesse curso estudantes de várias instituições de Minas que poderão levar os conhecimentos para outras comunidades”, afirmou o membro do núcleo Vinvevenci Felipe Silva.

Para a estudante da UFLA Ligiane Douzacker, as técnicas aplicadas no curso remetem a um estilo de vida a ser seguido. “Acho que precisamos de alternativas para um mundo mais sustentável, melhor, onde você queira viver”, comentou.

O Núcleo de Estudos Yebá foi criado em 1987 com a proposta de trabalhar com produtos agroecológicos, unindo conhecimentos tradicionais aos científicos, no âmbito da sustentabilidade.

curso_yeba_5“Agradecemos a todos que estiveram presentes de corpo e alma nestes momentos. A agroecologia se fez presente pra além das práticas e tecnologias sociais, mas também, como instrumento de integração entre seres que compartilham de mesmos ideais, sendo a fonte de muita cultura, trabalho, aprendizados, sonhos e suor”, relatou a equipe do Yebá.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA

Assista à matéria da TVU-Lavras e veja como foi realizado o curso: