Campus Virtual: UFLA apresenta nova plataforma virtual de aprendizagem

campus-virtual-capaCom o objetivo de modernizar e ampliar as possibilidades de uso pedagógico de ambientes virtuais de aprendizagem, o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Cead/UFLA) oferece para a comunidade acadêmica uma nova plataforma denominada Campus Virtual (http://campusvirtual.ufla.br).

O portal é parte de um projeto que visa fomentar e oferecer apoio técnico-operacional à utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Além disso, visa a atender à flexibilização e à incorporação de mais recursos didáticos nos cursos de graduação e pós-graduação presenciais da Universidade.

Os primeiros avanços decorrentes da mudança do antigo sistema (denominado Aprender) para o Campus Virtual já poderão ser observados no próximo período letivo. O acesso às salas virtuais se dará com a mesma senha de acesso ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) e as salas virtuais serão liberadas aos docentes com mais agilidade. O número de usuários previsto para 2016 é de aproximadamente 10 mil estudantes e cerca de 600 docentes, que contarão com um suporte de atendimento online, além de outros canais de atendimento ao usuário.

A plataforma foi criada e está sendo aprimorada levando-se em conta a necessária utilização de recursos de tecnologias assistivas, para garantir que as informações disponibilizadas estejam disponíveis a todos os públicos

A mudança para a plataforma Campus Virtual inclui a migração dos usuários dos atuais ambientes virtuais de aprendizagem denominados na UFLA de “Aprender” e “Avançar”. Para Warlley Ferreira, coordenador pedagógico do Cead, o Campus Virtual oferece a vantagem de ter como plataforma a versão mais atualizada do Moodle (versão 2.9), permitindo a disponibilidade de mais recursos pedagógicos. Além disso, terá senha única de acesso, a mesma do SIG, facilitando a integração dos sistemas.

Na avaliação do coordenador-geral do Cead, professor Ronei Ximenes Martins, o novo ambiente poderá contribuir para a inovação da prática pedagógica, principalmente, se ele for  associado a um programa de formação continuada de professores que vise à adoção de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas da graduação e pós-graduação. “Nesse sentido, a coordenação pedagógica do Cead já está trabalhando em parceria com a Diretoria de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico – DADP para ofertar, a partir de maio de 2016, cursos e ciclos de estudo sobre o tema”, reforça.

Além de contribuir para a incorporação de recursos tecnológicos como mediação da aprendizagem nos cursos presenciais, o Campus Virtual poderá contribuir também com o projeto de internacionalização da instituição, já que os materiais didáticos digitais poderão incorporar, no momento da produção, a disponibilidade de tradução e de legenda.

Recursos de EAD na graduação presencial da UFLA

Edição de videoaulas com o apoio do Cead - mais recursos tecnológicos
Edição de videoaulas com o apoio do Cead – mais recursos tecnológicos

Em janeiro de 2016, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFLA) aprovou a Resolução CEPE nº 022, que disciplina a incorporação de até 20% da carga horária a distância nos cursos de graduação presencial da Universidade. A regulamentação vem acompanhada de um esforço conjunto da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Cead para aperfeiçoar a estrutura de apoio aos professores e estudantes. Essas alterações incluem a melhoria no processo de criação e na manutenção das salas virtuais das disciplinas de graduação e pós-graduação presenciais.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, a regulamentação sobre a incorporação de metodologias EaD em até 20% da carga horária de um curso presencial traz novos desafios para a UFLA. “O Campus Virtual deverá incentivar a produção e disponibilizar acesso aberto a conteúdos educacionais, recursos e materiais didáticos digitais, fomentando e apoiando a produção de videoaulas nas diversas áreas do conhecimento”, ressaltou.

A complexidade do projeto exigiu, desde 2015, um trabalho que envolveu diversos setores da Universidade, com o apoio fundamental do Cead e da DGTI (Diretoria de Gestão e Tecnologias da Informação). Confira as ações desenvolvidas para a implantação do Campus Virtual:

• Realização do Seminário Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica na UFLA, organizado pela PRG e pelo CEAD/UFLA em dez/2014, que debateu com a comunidade acadêmica e comunidade externa o atual estágio de utilização das TDIC na UFLA, bem como os possíveis caminhos para o aprimoramento por meio da adoção de metodologias ativas e da inovação.
  • Elaboração, em 2015, da resolução para a adoção de carga horária de 20% a distância na graduação presencial. Essa resolução foi aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão em 28/01/2016 (http://www.ufla.br/documentos/arquivos/5_022_28012016.pdf).
  • Instalação e configuração, em conjunto com a DGTI, dos recursos (hardware e software) que viabilizarão o funcionamento do Campus Virtual.
  • Desenvolvimento da versão virtual 3D de um mapa do câmpus da UFLA, que permitirá visita virtual a diversos espaços da Universidade (projeto UFLAView – em andamento).

Para conhecer mais sobre o Campus Virtual acesse: campusvirtual.ufla.br