Combate ao Sedentarismo: UFLA une adeptos de atividades físicas diariamente

acervo de Filipe de Sousa RibeiroNo dia 10 de março, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer um alerta à população. Uma das orientações da comunidade científica é de que se deve abdicar de pelo menos trinta minutos ao dia para realizar atividades físicas, a fim de preservar o bem estar físico e psíquico.

E onde realizar as atividades? A Universidade Federal de Lavras (UFLA) a cada dia alcança mais pessoas que realizam exercícios físicos no câmpus. Há aqueles que preferem realizá-los individualmente, assim como os que optam pela coletividade. São caminhadas, corridas, pedaladas, slackline e até mesmo as atividades que envolvem o equilíbrio entre o corpo e a mente, como a yoga.

Há seis anos praticando corrida de rua e dois de trilhas de bicicleta (Mountain Bike – MTB) o estudante de Educação Física na UFLA Filipe de Sousa Ribeiro relata que além do bem estar de praticar as atividades ao ar livre a Universidade conta com locais propícios para os exercícios.  “Desde que comecei a correr e pedalar o melhor lugar para praticar é na UFLA. Na parte do MTB é muito bom, principalmente para iniciantes, pois as trilhas são demarcadas e de fácil acesso. Com relação à corrida, na UFLA você encontra todas as variáveis que um atleta precisa, como pista propícia, estradas de terras com elevações, e um longo leque de diferentes trajetos”, relata Filipe.

acervo de Matheus Teixeira (2)O assistente financeiro Luis Felipe Teixeira também realiza corrida no câmpus, utilizando a Universidade como local de treino para as competições que participa. “Visualizo a UFLA como um ótimo lugar para treinar. Todos os dias a Avenida Norte é fechada somente para a prática de esportes, permitindo assim, que treinemos com segurança”, comenta Luis Felipe.

Outra atividade que é tendência no câmpus é o slackline (corda bamba). Matheus Aléxis Teixeira dos Santos, estudante de educação física na UFLA, pratica slackline há três anos, sendo que o seu primeiro contato com a atividade foi na Universidade. “Já conhecia o esporte, mas sem oportunidade de praticar. Através de amigos que realizavam no campus, pude experimentar e em pouco tempo já estava apaixonado. Acho que, mais do que tudo, qualquer atividade deve fornecer algum tipo de prazer, seja ela qual for, e o slackline me deu a chance de entender o meu corpo como uma totalidade”, conta o estudante.

De acordo com ele, a vantagem de praticar o esporte na UFLA é que há áreas específicas para o exercício do slackline, como próximo ao Brejão, ao Ciuni, e ainda em diversos lugares que permitem a ancoragem de fitas, como no canteiro Central.

Yoga_Foto_ASCOM (2)O metalúrgico Andre Elias de Castro há dois anos utiliza o câmpus para a prática de slackline. Para ele uma das vantagens de utilizar a Universidade para os treinos é devido aos picos existentes. “Além disso, por conta do grande fluxo de pessoas na UFLA, o que possibilita ampliar a visão do esporte e aumentar a quantidade de adeptos”, comenta Andre.

Atividades mais alternativas também são realizadas. Semanalmente diversas pessoas se reúnem na Capela Ecumênica para a prática de yoga. Karen Bezerra, formada em Sistema de Informação na UFLA, teve seu primeiro contato com a yoga na Universidade e hoje já é monitora da atividade. “Mudou completamente a minha vida. É algo que desperta sempre o meu melhor”, afirma Karen.

O professor de Educação Física Fabiano Marcondes Sales também conheceu a yoga na UFLA. “O câmpus é um local livre de muito barulho e com ambientes naturais que favorecem a prática”, comenta o professor. Ele relata que a yoga lhe ajuda na concentração, na manutenção da saúde, do peso, da flexibilidade e do bem-estar. “Tem alterado até minha forma de enxergar a vida, e isso tem sido uma experiência renovadora”, conclui Fabiano.

Como participar dos grupos das atividades na UFLA

Corridas

Interessados podem entrar em contato por meio do grupo do facebook MIN/KM UFLA – EQUIPE DE CORRIDA E MARATONA para ver a disponibilidade dos treinos.

Slackline

Pra quem estiver interessado, existe o grupo no facebook Slackline Lavras por meio do qual são marcados os encontros.

Yoga

No facebook há o grupo Yoga na Capela-UFLA com toda a programação, incluindo os encontros extras. As aulas fixas ocorrem nos seguintes dias: segunda e quarta às 8h e 18h30, terça e quinta às 10h45.

Acesso ao câmpus da UFLA

– A Portaria Principal funciona 24 horas, todos os dias, mas o acesso ao câmpus é restrito entre meia-noite e 5h30.

– A Portaria 2  que liga a instituição à Rodovia Lavras-Ijaci, e a Portaria 3, da região do SindUFLA, estão abertas de segunda a sexta-feira, das 6h às 24h; e no sábado, das 6h às 13h. Aos domingos, recessos e feriados, esses acessos permanecem fechados.

Horários de interdição para a prática de exercícios – Avenida Norte

– Sábados – das 13h às 21h

– Domingos – das 6h às 21h

– Segunda a sexta-feira – 18h às 21h

Se observar alguma irregularidade no câmpus, o frequentador deve avisar à Vigilância. O telefone para contato é (35) 3829-1154.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA