Curso de Barista, na InovaCafé, inicia atividades em 2016

curso-barista1Oito jovens do município de Santo Antônio do Amparo (MG) participaram, nesta segunda (7) e terça-feira (8), do Curso de Barista promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) em parceria com Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e Sindicatos Rurais.

Influenciado pelo seu irmão, que é técnico agrícola e que trabalha com o café diariamente, Glauber Ribeiro, 23 anos, avalia a sua participação: “Ao participar do curso eu pude perceber que para servir uma boa bebida você precisa seguir alguns procedimentos que irão fazer toda a diferença em uma boa xícara de café. O curso me estimulou e eu não quero parar por aqui, vou continuar me dedicando para atuar nesse segmento com qualificação”.

Todos os participantes são vinculados a projetos sociais do município e os seus familiares possuem vínculo direto com o café. Eles foram direcionados através da parceria do Sindicato dos Produtores, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) com o Senar-MG. O objetivo é profissionalizar os jovens e aprimorar os seus conhecimentos na área.

curso-barista“Esse curso foi muito importante para mim, porque ele me ensinou muitas coisas que eu não conhecia, principalmente sobre formas de preparo do café. Através da minha participação vou conseguir dar um rumo melhor para a minha vida, facilitando minha escolha de atuação profissional para o futuro”, comentou o participante, Josias Borges de Souza, 18 anos.

A barista e gestora em Inovação do Café, Helga Andrade, expõe os conteúdos do curso: “durante as aulas, os alunos conheceram a influência de diferentes moagens, torras e preparos, e como esses elementos impactam diretamente na bebida. Através da degustação eles perceberam na prática como os ensinamentos adquiridos tem influência na qualidade do café”.

Novas turmas

Em breve será divulgado o cronograma com as datas para os cursos destinados a comunidade da UFLA e do município de Lavras.  O curso vem atender todo o público interessado nessa área de conhecimento, podendo participar alunos, professores, funcionários e servidores da UFLA, assim como produtores e pessoas interessados em abrir negócio na área de café. Os interessados em participar devem acompanhar a página da InovaCafé no Facebook para ter informações sobre as inscrições.

Vanessa Trevisan – assessora de Comunicação da InovaCafé