Atletas brasileiros se preparam para os Jogos Olímpicos em concentração na UFLA

Técnico e atletas aprovaram toda a estrutura disponível na instituição

Mais uma vez, a pista de atletismo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) serviu de inspiração para atletas da Seleção Brasileira. Foram duas semanas de concentração e treinamento para onze esportistas, coordenados pelo técnico Clodoaldo Lopes do Carmo. Entre eles, dois atletas olímpicos: Joelma das Neves Souza (400 m e revezamento 4X100) e Kleberson Davide (400 m – 800 m), além de outros talentos promissores para as Olimpíadas 2016.

A ideia surgiu após participarem do último camping de atletismo realizado na Universidade pelo professor Fernando de Oliveira, do Departamento de Educação Física (DEF), técnico do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria).

O técnico Clodoaldo e seus atletas aprovaram toda a estrutura disponível na instituição, e assim escolheram a UFLA para passarem mais uma temporada; dessa vez durante, o carnaval. Porém, nada de folia, a iniciativa foi justamente para fugir da agitação e poderem se concentrar ainda mais para os Jogos Olímpicos 2016.

Nayara, Clodoaldo e Fernando: treinamento intenso para as Olimpíadas 2016

“Nossa intenção foi reunir o grupo em um local afastado de São Paulo e de grande movimento, para que os atletas pudessem treinar e trocar experiências. E a UFLA foi uma ótima oportunidade. Nossa intenção é estabelecer novas parcerias com a instituição e o professor Fernando”, comentou Clodoaldo.

Após a construção da pista de atletismo, a UFLA tem sido o foco de grandes atletas. Durante essas duas semanas, estiveram na Universidade diversos medalhistas de renome no País. A expectativa do técnico Clodoaldo é de que seis dos seus atletas sejam escolhidos para os Jogos Olímpicos.

“Achei muito bom o ambiente aqui. Podemos usufruir de toda a qualidade e dos benefícios da pista, além de poder contar com tudo bem próximo a Universidade, como academia, refeição e hospedagem. E é isso que precisamos para uma boa concentração. Nessas duas semanas, foi possível descansar e treinar. A UFLA está com uma estrutura que muitos clubes conhecidos não possuem”, relatou a experiente atleta da equipe de revezamento Joelma das Neves Souza, 31 anos, recordista sul-americana (2011); medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011); campeã do Troféu Brasil (2011, 2012 e 2013); campeã no Ibero-Americano de Barquisimeto (2012), entre outras conquistas.

Pista de Atletismo do Centro Esportivo de Alto Rendimento - UFLA
Pista de Atletismo do Centro Esportivo de Alto Rendimento – UFLA

Por meio de uma parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Ministério do Esporte tem investido R$ 26 milhões na implantação e manutenção de oito centros locais de treinamento em diferentes regiões do país, além da gestão de dois centros regionais e de dois centros nacionais. A expectativa é beneficiar cerca de 500 atletas, sendo 320 nos centros locais, 80 nos regionais e 100 nos nacionais. Os centros regionais estão localizados na UFLA e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“A UFLA hoje é um grande centro de treinamento; aqui temos a oportunidade de utilizar a pista de atletismo, a academia, a piscina e a fisioterapia. Além de podermos concentrar o grupo e focar no treinamento”, relatou a assistente técnica da equipe Nayara Silva Lopes do Carmo.

Texto: Camila Caetano – jornalista/bolsista UFLA.

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Leonardo Assad