Professor da UFLA ministrará palestra sobre a descoberta das ondas gravitacionais – participe



15 de Fevereiro de 2016, 3:41 pm , com 3.409 visualizações

nogalesDepois do anúncio de que a ciência conseguiu, pela primeira vez, detectar a presença das ondas gravitacionais previstas pelo físico Albert Einstein em 1916, é hora de compartilhar com a comunidade os conhecimentos existentes sobre o assunto. A palestra “Ondas gravitacionais: Einstein confirmado!”, organizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pela equipe do projeto de divulgação científica “A Magia da Física e do Universo”, terá esse objetivo.

O palestrante será o professor do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera, que se dedicou, no doutorado e pós-doutorado, a temas relacionados à Relatividade Geral de Einstein. O evento ocorrerá na quinta-feira (18/2), às 16h, no Salão de Convenções da UFLA, e é aberto a todo público. Será a oportunidade para quem deseja entender a descoberta que marca “um dos momentos mais importantes da história da ciência” – de acordo com a equipe do projeto. A constatação do fenômeno tem impactos sobre a forma como se vê o cosmos, e a palestra permitirá ao público conhecer mais detalhes sobre esses efeitos.

Para quem deseja receber certificado de participação na palestra, é possível fazer inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG).

O anúncio de que as ondas gravitacionais haviam sido detectadas foi feito em 11/2, por um consórcio internacional de cientistas, que trabalha no projeto Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (Ligo). A colisão entre buracos negros, ocorrida há 1,3 bilhão de anos, liberou as ondas no espaço, observadas em setembro de 2015 pelos cientistas.

 

Confira o que vem sendo publicado sobre o fenômeno (links abaixo) e compareça à palestra para aprofundar seus conhecimentos.

Blog do projeto “A Magia da Física e do Universo” (com conteúdo reunido pelo professor José Nogales).

Fantástico vai a observatório que detectou as “ondas gravitacionais”.

Veja como as ondas gravitacionais mudarão a visão do cosmos.

Experimento vê ondas gravitacionais: fenômeno previsto por Einstein.

 

Sobre o projeto de extensão/divulgação científicaconvite-palestra-ondas-gravitacionais

Coordenado pelos professores do DFI Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, o projeto de extensão A Magia da Física e do Universo desenvolve atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos. Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Durante os períodos letivos, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.

O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Fevereiro 2016
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
29  

Arquivo