UFLA teve a primeira cerimônia de posse de 2016

posse-5-1O ano de 2016 iniciou-se com novos profissionais ingressando na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Três professores tomaram posse nessa terça-feira (5/1): Elaine Maria Seles Dorneles (Departamento de Medicina Veterinária-DMV); Paulo Afonso Parreira Júnior (Departamento de Ciência da Computação-DCC) e Sérgio Scherrer Tomassi (Departamento de Química-DQI).

Os novos docentes foram recebidos em cerimônia realizada na sala de reuniões do prédio da Reitoria. Após assinatura do Termo de Posse e do Termo de Compromisso Ético, os professores receberam as boas-vindas da equipe da Universidade.

Na ocasião, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, parabenizou a todos pela conquista e enfatizou os compromissos dos novos servidores para com a sociedade. “Na Universidade temos muitos bons exemplos. Espelhem-se neles. Ajudem esta instituição a se destacar ainda mais”, relatou.

Scolforo também comentou os resultados positivos que a instituição vem alcançando em rankings conceituados. “Os índices são importantes. São uma forma de darmos um retorno à sociedade, mostrar que a Universidade vem empregando bem os investimentos que recebe”, destacou.

O presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professor Nilton Nagib Jorge Chalfun, falou sobre o papel do órgão na Universidade e, com 45 anos de casa, incentivou os novos servidores. “Vivenciei uma longa trajetória dessa Universidade, pela qual tenho muito apreço. Além de um trabalho digno, é preciso exercer sempre o companheirismo”. Além disso, enfatizou a importância dos relatórios de atividades. “É uma maneira de proteger os servidores, dirigentes e a Universidade, para que tudo seja conduzido com legalidade”.

Os empossados também ouviram as boas-vindas do chefe do DQI, o professor Mário César Guerreiro; do chefe do DMV, o professor Raimundo Vicente de Sousa, e do subchefe do DCC, o professor André Pimenta Freire. Após a cerimônia os novos empossados acompanharam os professores para conhecerem os departamentos em que estarão lotados.

O professor André Pimenta ressaltou a importância de se ter como novo docente um ex-aluno da UFLA: Paulo Afonso, que cursou sua graduação na Universidade. Sendo natural de Campo Belo, Paulo retorna a sua região após ficar um período fora, enquanto realizava mestrado e doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). “Minha expectativa é a melhor possível, tanto para minha vida profissional quanto pessoal. Sempre mantive contato com o professor Heitor Augustus Xavier Costa, que me orientou na UFLA, e assim venho acompanhando todo o crescimento da Universidade”, comentou.

É válido ressaltar que em três anos e meio, a Universidade já registra 511 novas posses, somando-se professores e técnicos administrativos.

Também esteve presente na cerimônia a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas em exercício Cristina dos Santos Dias Daud, o presidente da Comissão de Ética Adriano Higino Freire e, representando a Associação dos Docentes (Adufla), o professor Marcelo de Carvalho Alves.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA
posse2-5-1posse4-5-1posse3-5-1IMG_0769

Curso de Análise da Expressão Gênica por PCR em Tempo Real será realizado na UFLA

cartaz-PCRO Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas (LFMP) organiza o III Curso de Análise da Expressão Gênica por PCR em tempo real. O evento será realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 4 a 8 de abril 2016, com carga horária de 40 horas, no Setor de Fisiologia Vegetal, Departamento de Biologia (DBI).

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no LFMP (Setor de Fisiologia Vegetal) ou pelo site (www.dbi.ufla.br/lfmp), com valor diferenciado para estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais.

Será um curso teórico/prático, destinado a todas as pessoas que trabalham ou trabalharão com a técnica de PCR em Tempo Real. No programa do curso, serão abordados os tópicos: Desenho de Primers, Extração de RNA, Tratamento de RNA, Síntese de cDNA e a própria técnica de PCR em Tempo Real, entre outros.

Espera-se a participação de estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais, especialmente das áreas de Fisiologia Vegetal, Biotecnologia Vegetal, Biologia, Agronomia, Genética e áreas afins.