Dicas de Português: Independência Gramatical

É comum ouvir frases do tipo: Independente de qualquer coisa eu confio em você. Independente é um adjetivo relacionado com o pronome eu. Sendo assim, a pessoa parece dizer: eu, que sou independente de tudo, confio em você. Melhor é utilizar o advérbio independentemente, relacionando-o com confiança, com o verbo confiar. Independentemente de qualquer coisa, confio em você.

MATARAM O PRESENTE DO SUBJUNTIVO

Você quer que eu vou ao banco? Você quer que eu tiro xerox?, perguntou o rapaz ao seu chefe. Não é difícil ouvir pessoas que, com a maior naturalidade, matam o presente do subjuntivo. Confundem o presente do indicativo com o presente que expressa uma hipótese, uma possibilidade. Você quer que eu vá ao banco? Você quer que eu tire xerox? É o correto.

A GRATIDÃO FEMININA

Há mulheres que dizem, depois de receberem um favor, muito obrigado, assim, no masculino. Estranho, porque a concordância é necessária. Eu me sinto grata, estou muito agradecida seriam outras formas de uma mulher manifestar sua gratidão. Gratidão também tem gênero. As mulheres devem dizer muito obrigada, do mesmo modo que dizem muito arrependida ou muito irritada.

FATO CONSUMADO

Em cardápios ou convites é comum ler a expressão consumação mínima. A ideia é que a pessoa tem de consumir um valor mínimo em bebidas e petiscos. Mas o substantivo que corresponde ao verbo consumir é consumo. Consumação, por sua vez, corresponde ao verbo consumar, que significa chegar ao fim. Embora a inadequação esteja muito arraigada, o certo mesmo, no caso de restaurantes e bares, é falar em consumo mínimo.

COLISÕES VERBAIS

Às vezes falamos o contrário do que pensamos. É comum ouvir pessoas usarem a expressão de encontro a no lugar da ao encontro de. Quando afirmo que sua ideia vem de encontro à minha, quero dizer que nossas ideias se opõem. Quando afirmo que sua ideia vem ao encontro da minha, quero dizer que nossas ideias coincidem. Nada de confusões. Ir ao encontro de é unir-se. Ir de encontro a é entrar em conflito.

Fonte: educaterra.terra.com.br

Paulo Roberto Ribeiro – Ascom