Professor da Universidade de Kentucky ministrará Workshop no DFP sobre novos agentes patogênicos de plantas

Professores Goodin e Antônia Figueira: parceria traz avanços para a ciência
Professores Goodin e Antônia Figueira. Foto: Cibele Aguiar – Jul/2013.

O professor da Universidade de Kentucky (Estados Unidos) Michael Goodin estará na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta semana. Ele ministrará o Workshop “Discovery and characterization of novel plant pathogens” entre os dias 9/12 e 11/12, das 8h às 18h. O evento disponibilizou 40 vagas para integrantes de programas de pós-graduação que se interessem pelo tema. Inscrições são feitas no Laboratório de Virologia Molecular, no Departamento de Fitopatologia (DFP), das 8h às 11h e das 14h às 17h. Restam poucas vagas.

O evento é promovido pelo DFP e tem, entre outros objetivos, o de fortalecer as ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia. Esta não será a primeira vez que Michael Goodin vem à UFLA. Ele mantém uma parceria com a professora do DFP Antônia dos Reis Figueira desde 2013, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. O projeto comum é intitulado “Caracterização, variabilidade genômica, interação patógeno-hospedeira e elaboração do mapa de interação e localização das proteínas virais do Coffee ringspot virus (CoRSV)” e enquadra-se na categoria Pesquisador Visitante Especial. Englobando pesquisa e extensão, o projeto prevê a vinda de Goodin à UFLA duas vezes por ano, ocasiões em que eventos científicos como os workshops são promovidos.

O desenvolvimento do projeto com a professora Antônia já resultou também em dois trabalhos publicados,  no sequenciamento do genoma completo do Coffee ringspot virus, na elaboração do mapa citado no nome do projeto e na realização de coleta de amostras de isolados virais, em diferentes estados brasileiros produtores de café, para identificar variabilidade genômica do vírus. Com duração total de quatro anos, os trabalhos da parceria serão concluídos no final de 2016.

Programação do Workshop (8h às 12h/ 14h às 18h)

– 9/12, quarta-feira: Molecular characterization of novel viruses by traditional and next generation techniques

– 10/12, quinta-feira: Molecular Characterization of novel bacterial and fungal pathogens

– 11/12, sexta-feira: Determining phylogeny and population structure of novel pathogens

Approaches and Techniques: Virus purification, Next-generation sequencing/assembly, Protein localization and interaction, protein expression and purification, ELISA, qPCR/RT-PCR. Phylogenetic analysis, pathogen indexing and population surveys.

Parceria entre UFLA e Universidade de Kentucky rende sequenciamento do virus na mancha anular do cafeeiro