Programa “Erasmus +” tem chamada aberta para atividades Jean Monnet

Pesquisadores que têm a União Europeia como objeto de estudo podem apresentar propostas ao programa “Erasmus +” – atividades Jean Monnet. O prazo para inscrições termina em 25/2/2016. De acordo com as regras da chamada, não são apoiadas iniciativas individuais, mas sim propostas ligadas a instituições de ensino superior de todo o mundo.

A Comissão Europeia, organizadora do programa, irá promover em 9/12, às 11h, um seminário-web direcionado ao público brasileiro, com o objetivo de explicar o novo edital Jean Monnet. Será a oportunidade para que os interessados entendam os requisitos e formulem suas propostas, com a opção de fazer perguntas diretamente aos funcionários da Comissão. A confirmação da participação no seminário deve ser feita pelo e-mail maria-rosa-sabbatelli@eeas.europa.eu até esta segunda-feira (7/12).

Os projetos Jean Monnet fomentam os estudos sobre a União Europeia, facilitando o intercâmbio das melhores práticas e a aquisição de conhecimentos que promovam a integração europeia. Trata-se de promover o diálogo entre o mundo acadêmico e os tomadores de decisão, em particular com o objetivo de reforçar as políticas da União Europeia. O suporte é direcionado a atividades de ensino e pesquisa, apoio a associações e debate político com o mundo acadêmico.

Informações detalhadas podem ser obtidas nos links abaixo:

Guia do Erasmus + em Português

Informações sobre a chamada (atividades Jean Monnet).