Novos produtores participam do “Necaf em Campo”

Projeto do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf/UFLA) leva informações aos agricultores diretamente na lavoura

necaf-em-campoDando sequência ao projeto Necaf em Campo, foi realizada na última quinta-feira (3/12), na Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), palestra sobre o funcionamento do projeto para os novos participantes.

Atualmente o projeto atende trinta e cinco produtores que são cadastrados na Cocatrel. O projeto é realizado pelo Necaf/UFLA em parceria com o projeto Gestão Estratégica Avançada (GEA), promovido pelo Centro de Inteligência em Mercados (CIM), ambos sediados na Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

“O projeto teve início em maio de 2015 e atende aos produtores rurais levando em consideração aspectos relacionados à gestão e prestação de consultoria em assistência técnica. As visitas são realizadas diariamente na própria propriedade rural, onde são feitos apontamentos relacionados à gestão do negócio pela equipe do GEA. A partir dos relatórios, o Necaf presta assistência técnica para o produtor. Pretendemos gerar uma ligação entre a UFLA e o cafeicultor através da difusão do conhecimento, novas tecnologias, formas de manejo, levantamento de gestão, tentando assim solucionar, se existente, seu problema e aprimorar o aumento da sua produtividade”, explica o coordenador geral do Necaf/UFLA, Leonardo Oliveira.

Para 2016, será ampliado o número de produtores que serão atendidos pelo projeto. Os trinta e cinco agricultores que já participam continuarão sendo acompanhados pela iniciativa. Os interessados em participar devem procurar a Cocatrel para efetuar a sua inscrição.

Vanessa Trevisan – jornalista, Agência de Inovação do Café.