Reitor da UFLA recebe homenagem da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais

Professor José Roberto Scolforo, o presidente da Smef, Gabriel Junqueira e o reitor da UFVJM, prof. Gilciano Nogueira

Na terça-feira (1º/12), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, foi homenageado em cerimônia da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (Smef) e das entidades de classe do Conselho Regional de Engenharia (Crea – Mg), em Belo Horizonte.

O professor Scofloro recebeu a homenagem pela destacada trajetória profissional, juntamente com o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Gilciano Saraiva Nogueira.

De acordo com o presidente da Smef, Gabriel Moreira Junqueira, a escolha dos magníficos reitores se justifica pela trajetória dos profissionais, que se destacaram como engenheiros florestais, professores e, hoje, reitores de universidades federais, fazendo assim um paralelo com o que preconiza a Smef, que é enaltecer a Engenharia Florestal por meio de profissionais destacados. “Somos infinitamente gratos à presença dos reitores, tanto na cerimônia de homenagem, como no sistema educacional mineiro”, reforçou.

Cerimônia da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (Smef) e das entidades de classe do Conselho Regional de Engenharia (Crea – Mg), em Belo Horizonte.

Ainda segundo Gabriel Moreira, “a entidade está imbuída da missão de construir um melhor sistema de ensino, acolhendo as opiniões dos estudantes, professores e da sociedade em geral; visando a formação de um profissional mais qualificado e um melhor ser humano para tratar de nossa terra”.

Para o professor Scolforo, um prazer e honra receber o reconhecimento das entidades de classe que representam a sua profissão. “Como engenheiro florestal, professor, pesquisador e, na atual condição de gestor de uma universidade federal, torna-se uma grande honra ser destacado com essa homenagem. O reconhecimento à nossa trajetória profissional nos anima a seguir lutando o bom combate, com muito trabalho e confiança na formação de engenheiros que dignifiquem a profissão”, considerou.

A entidade

A Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais – Smef, criada em 20 de setembro de 1966, tem o objetivo de congregar e representar os Engenheiros Florestais no estado de Minas Gerais. Sua história tem inicio com a criação da Escola Nacional de Florestas, da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, UREMG, atual Universidade Federal de Viçosa, UFV, no ano de 1964. Com a graduação das primeiras turmas de Engenheiros Florestais no País e com a criação da profissão do Engenheiro Florestal (Lei № 4.643, de 31 de maio de 1965), surgiu a necessidade de se criar uma entidade representativa e corporativa, objetivando a promoção e valorização profissional, bem como a defesa da profissão do Engenheiro Florestal.