UFLA na Mídia: Estudantes ajudam ONG que auxilia pacientes com câncer em Lavras, MG

Estudantes ajudam ONG que auxilia pacientes com câncer em Lavras (Foto: Reprodução EPTV)

Nesta terça-feria (1º/12), estudantes da UFLA foram fonte e tema de uma matéria vinculada na EPTV Sul de Minas e no G1 – site da Rede Globo. Confiram a notícia:

“Estudantes de repúblicas de Lavras (MG) se reuniram para ajudar uma ONG que dá assistência a pacientes que lutam contra o câncer. Eles uniram a diversão das festas com a solidariedade e conseguiram arrecadar mais de meia tonelada de alimentos.

“A gente tenta ajudar com a doação do alimento, para que essas pessoas que não têm o poder aquisito muito alto possam estar tendo essa ajuda”, explica Victor César Vergínio de Falco, que faz o curso de administração.

Ao todo, foram 600 kg de alimentos. “É muito gratificamente mesmo a gente saber que está conseguindo ajudar o próximo, ainda mais quando o assunto é alimentação, uma necessidade tão básica, que a gente consegue, através dessa campanha, desse evento, juntar e comover várias pessoas em prol de um bem comum”, conta Douglas Lacerda Valadares, também estudante de administração.

A ideia foi compartilhada com outras republicas da cidade. O estudante José Alves Moreira Neto explica a iniciativa. “A ideia de república é realmente essa, ajuda um ao outro. Então a gente mostra pra todo mundo que não é só dentro da república, não é só dentro dessa casa, é um sentimento que envolve a gente e a gente passa pra todo mundo”.

A ONG Mar e Luz foi criada em 2010 por quem tirou da própria história forças para ajudar quem ainda enfrenta a doença. “Eu fiquei muito sensibilizada com os portadores na época em que eu fiz o meu tratamento, e com a dificuldade de cada um, inclusive a minha. Mas graças a Deus, eu fui feliz no tratamento, estou aqui hoje e não vou deixar os meus companheiros passarem tanta dificuldade”, explica Neusa Cristina Saraiva, presidente da ONG.

Ela e o marido tocam as atividades, e a ONG atende 60 famílias, a maior parte delas com algum paciente em tratamento de câncer. Muitas vezes, pessoas que não têm dinheiro para comprar comida nem remédio. “Nós temos ajuda dos empresários, prefeitura ajuda, a cidade toda está envolvida na campanha. Quanto mais a gente recebe e pode doar, quanto mais pessoas precisarem, a gente vai estar acolhendo”, conclui Neusa.”

Assista a reportagem clicando neste link