Projeto Cinema com Vida terá, nesta quarta (2/12), última exibição da mostra de François Truffaut

cinema_vidaCaminha para a conclusão mais um ciclo de exibições do projeto Cinema com Vida. A mostra Mestres da Sétima Arte “François Truffaut” terá sua última obra apresentada na quarta-feira (2/12). O filme Fahrenheit 451 (1966) será exibido às 14h, no Museu de História Natural (câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras – UFLA). Já o encerramento das atividades da mostra ocorrerá em 9/12, com um encontro para estudos relacionados à obra, no mesmo local e horário.

O filme Fahrenheit 451 é uma adaptação do livro de Ray Bradbury, publicado em 1956. Trata-se de uma possível sociedade futura que vive um regime totalitário no qual é proibida a leitura. Nesse contexto, existem os “bombeiros” que são incumbidos de manter a ordem, eliminando qualquer resquício de livros que insistam em existir. Esses homens são treinados para descobrir esconderijos e queimar os livros que encontrarem. Quando um desses “bombeiros”, prestes a receber uma promoção, se encontra diante de uma estranha que o enche de perguntas acerca de sua profissão, ele se vê obrigado a rever as condições de sua própria vida, de sua relação com os livros, com o passado e, sobretudo, com a existência humana.

A direção é de François Truffaut; roteiro de David Rudkin, François Truffaut, Helen Scott, e Jean-Louis Richard; e elenco: Alex Scott, Ann Bell, Anna Palk, Anton Diffring, Bee Duffel, Caroline Hunt, Cyril Cusack, Jeremy Spenser, Julie Christie, e Oskar Werner.

O diretor francês François Truffaut é um dos representantes do movimento conhecido como Nouvelle Vague (Nova Onda). Sua obra permite contemplar as emoções humanas e a forma como elas se manifestam nos momentos históricos e sociais. Destaca-se pela crítica social que realiza.  Nos filmes da Mostra, essa crítica envolve os temas infância, a educação e a memória.

Sobre o Cinema com Vida

Trata-se de um projeto que vem sendo desenvolvido na UFLA desde 2008. Na interface entre a pesquisa e a extensão, o Cinema com Vida  utiliza a reflexão sobre obras cinematográficas alternativas às comerciais para incrementar a formação cultural de professores das escolas de ensino básico e de futuros professores.

Até 2010, o foco foi sobre filmes que abordavam temáticas relacionadas a ciência, educação e cultura. A partir de 2011, movida pela necessidade de conhecer melhor o cinema, a equipe mudou os rumos e o projeto assumiu o formato “Mestres da 7ª Arte”, estudando obras clássicas de diretores como Charles Chaplin, Orson Welles, Alfred Hitchcock, Glauber Rocha e outros. No início de 2015, a mostra dedicou-se ao Cinema Novo Brasileiro.

A coordenação das atividades é feita pelos professores Márcio Norberto Farias (Departamento de Educação Física – DEF) e Luciana Azevedo Rodrigues (Departamento de Educação – DED). Há também a participação dos professores do DED Carlos Betlinski, Dalva Lobo, Vanderlei Barbosa, além do técnico administrativo do MHN e professor de Química José Sebastião Andrade de Melo. Estudantes de graduação e pós-graduação também integram a equipe.

O projeto tem como apoiadores o Programa de Pós-Graduação em Educação; o Mestrado Profissional em Educação; o Departamento de Educação (DED); o Departamento de Educação Física (DEF); o Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação (GEPTCE); o Laboratório Interdisciplinar sobre Corpo, Cultura e Educação (Paidéia); o Museu de História Natural (MHN); a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A mostra com as obras de François Truffaut inaugura uma parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo. A participação de professores da rede estadual de educação nas atividades será reconhecida pela Superintendência como parte integrante da carga horária que deve ser cumprida por esses profissionais no chamado Módulo II (tempo para atividades extraclasses).

Para outras informações, acesse o blog do Projeto.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA e Ana Eliza Alvim- jornalista ASCOM/UFLA