I GIS Day – UFLA celebra a Inteligência Geográfica e inicia tradição na Universidade

O I GIS Day – UFLA foi realizado durante a I Semana de Engenharia da UFLA e I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia
O I GIS Day – UFLA foi realizado durante a I Semana de Engenharia da UFLA e I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia

O dia dos Sistemas de Informação Geográfica – GIS Day – é uma iniciativa da National Geographic Society para celebrar a inteligência geográfica e seu poder de transformar e melhorar a sociedade. O evento é comemorado, mundialmente, na terceira quarta feira do mês de novembro de cada ano.

Pesquisadores e professores debatem o tema “SIG e o Mercado de Trabalho”
Pesquisadores e professores debatem o tema “SIG e o Mercado de Trabalho”

Na UFLA, a doutoranda Christiany Mattioli Sarmiento lançou a ideia de participar deste movimento mundial e, prontamente, a equipe do Núcleo de Estudos em Geomática (Negeo/DEG), coordenado pela professora Mirléia Aparecida de Carvalho, não mediu esforços para organizá-lo.

O I GIS Day – UFLA foi realizado durante a I Semana de Engenharia da UFLA e I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia. O evento abordou questões relativas à utilização de Sistema de Informação Geográfica (SIG) nos setores acadêmico e profissional. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de dois minicursos, quatro palestras e uma mesa-redonda.

Os minicursos trataram da utilização de SIG´s nas análises de uso do solo, utilizando imagens de média resolução espacial e geração de modelagem de curvas de nível para criação de mapa de declividade. Os temas foram ministrados pelos doutorandos Christiany Mattioli Sarmiento e Jefferson Francisco Soares.

As palestras abordaram os temas: Espacialização da criminalidade em Minas Gerais utilizando Geoprocessamento (Stênio de Carvalho policial militar da PMMG); SIG aplicado ao mapeamento de classes e atributos do solo (Michele Duarte de Menezes – professora DCS/UFLA); Informações geográficas de voluntários para aumentar a resiliência gisday-cakecontra desastres e eventos extremos (prof. João Porto de Albuquerque da EESC/USP); e SIG e estudos em bacias hidrográficas (mestrando André dos Santos Ribeiro, professor de Geografia do ensino médio e fundamental).

Participaram da mesa-redonda, para discutir sobre “SIG e o Mercado de Trabalho”: as pesquisadoras Helena Maria Ramos (Embrapa); Margarete Marin Lordelo Volpato (Epamig), Wanielle Resende (Minas Verde); e os professores do DEG/UFLA Gabriel Araújo, Silva Ferraz e Gilberto Coelho.

Segundo os participantes, o evento teve resultados bem positivos e, para a professora Mirléia, com certeza, foi iniciada a tradição Gis Day na UFLA.