Comet: evento celebra 40 anos de graduação e 25 anos da pós-graduação em Engenharia Agrícola

Uma significativa parte da história da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi relembrada na noite de 23/11, na abertura da I Semana de Engenharia e do I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia. Os eventos prestaram homenagem aos 40 anos do curso de graduação e aos 25 anos do programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola.

O presidente do evento, professor Ednilton Tavares de Andrade, fez o primeiro pronunciamento, trazendo números da I Semana de Engenharia: a programação será ministrada por mais de 80 profissionais; há 20 palestras; serão apresentados 180 artigos científicos; e há mais de 600 participantes inscritos. Ednilton também destacou a interdisciplinaridade da programação. Em seguida, a inspetora chefe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), professora Andréa Aparecida Ribeiro Corrêa, falou sobre os recentes avanços do Conselho.

Os professores Paulo Roberto da Silva e Jair Vieira (diretor da ESAL, na época) integraram a mesa de abertura como idealizadores do curso de Engenharia Agrícola. Eles falaram sobre os desafios na implantação, mas também no pioneirismo da Universidade: como o curso de Agronomia se preocupa mais com a fitotecnia, era necessária uma graduação que abordasse a engenharia no campo, englobando aspectos como a mecanização e a eletrificação. E com essa preocupação o curso foi criado na UFLA, sendo o terceiro no Brasil.

O chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, observou que o evento reuniu cinco gerações de professores e enalteceu o empenho de cada um deles para que a Instituição alcançasse reconhecimento nesta área. Também participaram da mesa de abertura o reitor em exercício, professor Alcides Moino Júnior; o professor Alysson Paulinelli, ex-diretor da ESAL; e a professora Mirléia Aparecida de Carvalho, coordenadora do curso de Engenharia Agrícola.

Após a abertura, a professora Mirléia conduziu uma série de homenagens à primeira turma do curso, aos atuais e ex-coordenadores do DEG e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e aos técnicos administrativos que participaram da consolidação dos cursos.

Professor Alysson Paulinelli

O professor Alysson Paulinelli, ex-diretor da ESAL e ex-ministro da Agricultura, proferiu a palestra de abertura do evento, intitulada “A Engenharia e Tecnologia no Agronegócio”. Ele falou sobre o agronegócio no Brasil, mais especificamente de como o País tornou-se o maior produtor e exportador de soja. “Vamos continuar a crescer, porque novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para os nossos biomas”, concluiu.

Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

O curso de Engenharia Agrícola da UFLA foi o terceiro a ser oferecido no Brasil, iniciando-se no segundo semestre de 1975, com 20 alunos. Com duração de 10 semestres, esse curso de graduação oferece 25 vagas semestrais.

Já o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFLA foi criado em março de 1990. A proposta de criação foi aprovada em Assembleia do DEG, na 275ª reunião no dia 27/3/1989. O início do Programa ocorreu no ano de 1990, com as primeiras dissertações concluídas em agosto de 1992.

Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia

O I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia foi criado para reunir os mais recentes estudos de inovação nas áreas de Engenharia e Tecnologia de Minas Gerais e demais regiões do País. Para isso, constitui-se de palestras, minicursos, workshops e apresentação de pôsteres que versam sobre diferentes áreas da engenharia.

Consulte a programação do Comet aqui.