Programa de bolsas de Iniciação Científica da Fapemig recebe propostas até 27 de novembro

12.11 pibic-fapemigEstá aberto, até 27 de novembro, o prazo de inscrições para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Pibic/Fapemig). Docentes e técnicos administrativos da UFLA podem submeter propostas, como orientadores, para concorrer às bolsas. A apresentação da proposta deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O objetivo do programa é a concessão de bolsa (inédita ou renovação) de iniciação científica a graduandos, permitindo a iniciação em atividades de pesquisa.

O projeto de pesquisa ao qual a bolsa estará vinculada deve estar registrado no Sigaa. Para isso, é necessária a aprovação do chefe do Departamento; portanto, recomenda-se que o registro seja feito com antecedência. O edital também exige a apresentação de um plano de trabalho e a importação de dados de produção científica do currículo Lattes para o Sigaa. Até o dia 27/11, o orientador deverá encaminhar a proposta eletrônica e outros documentos via internet; bem como entregar na Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) formulários impressos.

A seleção irá considerar o desempenho do estudante, a produção científica do orientador e o projeto ao qual a bolsa estará vinculada. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 5 de fevereiro de 2016, no site da PRP. As bolsas terão vigência a partir de março de 2016 a fevereiro de 2017.

Exigência do TOEFL-ITP

Um dos requisitos, para o bolsista, é possuir o comprovante de teste de proficiência em inglês (TOEFL-ITP, IBT ou PBT) realizado após 1º de outubro de 2013. O TOEFL-ITP é aplicado periodicamente, sem custos, na UFLA. Para informações sobre as datas de aplicação, os estudantes devem entrar em contato com o Núcleo de Línguas (NucLi) pelo telefone 3829-3127, ou dirigindo-se à sala 10 do PV-6. As inscrições para o teste devem ser feitas no site: http://isfaluno.mec.gov.br/ (opção testes de proficiência).

Acesse aqui o Edital Pibic/Fapemig 2016/2017

Faça aqui o download dos formulários da Fapemig