Desafio acadêmico: concurso oferece R$ 10 mil para criação de aplicativo com foco em qualidade de vida

AppChallenge – Seu app pode mudar o mundo: um desafio acadêmico que tem o objetivo de estimular o envolvimento dos alunos em projetos voltados à utilização da tecnologia digital para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A ideia é que os alunos desenvolvam um projeto de aplicativo para smartphone. A melhor proposta receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil.

A finalidade dessa iniciativa é de fomentar no ambiente acadêmico a reflexão e o debate sobre os problemas atuais que permeiam a sociedade, além de estimular o surgimento de ideias e soluções com o uso da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento social, incentivando o espírito de inovação no público universitário.

A competição é voltada para estudantes universitários brasileiros dos cursos superiores de graduação ou formação tecnológica, presencial, semipresencial ou a distância, efetivamente matriculados no ano de 2015 em qualquer uma das instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet até o dia 19 de abril de 2016. O endereço eletrônico para efetuar a inscrição é www.shoes4you.com.br/appchallenge, no menu “Inscreva-se”.

Todos os participantes do Concurso que entregarem um Projeto de app válido, obedecendo à estrutura definida no regulamento poderão solicitar um certificado de participação.

A iniciativa é da empresa Mucca Company Serviços de Internet Ltda: www.mucca.co.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

Palestra sobre Manejo de Plantas Daninhas no Cafeeiro foi apresentada no IFSULDEMINAS

dalyse-palestraEstá sendo realizada a I Semana Agronômica do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes. O Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD) da UFLA, teve a oportunidade de participar do evento através da palestra “Manejo de Plantas Daninhas no Cafeeiro”, ministrada pela doutoranda em Fitotecnia/Cafeicultura Dalyse Toledo Castanheira, no dia 9.

Para Dalyse, atividades como essa são de grande importância, possibilitando a difusão de conhecimento entre os profissionais da área de agronomia, gerando também maior proximidade e possíveis parcerias entre as instituições UFLA e IFSULDEMINAS.

O GHPD realiza constantemente atividades de pesquisa, ensino e extensão na UFLA e instituições parceiras, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e em dias de campo que contam com a participação de produtores e discentes de atividades agrárias. Ao realizar atividades de extensão, o grupo leva pesquisas que em alguns momentos ficavam restritas apenas nas universidades e que com as atividades tornam-se acessíveis para os agricultores.

O coordenador geral do grupo, Giovani Belutti Voltolini afirma que o GHPD está sempre de portas abertas para realizar novas atividades de extensão, possibilitando assim o contato com novas instituições parceiras e possíveis trabalhos fora da universidade, sejam eles de pesquisa, com experimentos, ou também de extensão, por meio de palestras.

Vanessa Trevisan – jornalista – Agência de Inovação do Café (InovaCafé)

Novo grupo de estudos realizará evento sobre gestão e estratégia de administração na pecuária

PALESTRA-GEPECO Grupo de Estudos em Gestão na Pecuária (Gepec), vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA) foi criado em maio deste ano e é formado por estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O grupo tem por finalidade reunir estudantes, professores, profissionais e pesquisadores que tenham interesse em desenvolver o conhecimento teórico-prático. As atividades realizadas estão relacionadas a projetos de pesquisa e extensão.

O primeiro evento do Gepec será realizado no dia 19 de novembro, às 18h30 na sala do Proin no Departamento de Zootecnia (DZO). Intitulado “Encontro de gestão e estratégia de administração na pecuária”, terá como objetivo estudar um pouco mais sobre finanças e custo de produção na propriedade rural, tema importante para o enriquecimento do conhecimento na área sobre a rentabilidade em propriedades.

Os interessados deverão se inscrever na Cantina da Veterinária, com os membros do grupo ou no momento do evento. O valor da inscrição é de R$10,00. Haverá coffee-break, sorteio de brindes e emissão de certificado para os participantes.

Para mais informações, o participante poderá entrar em contato na página do Facebook do GEPEC: www.facebook.com/GepecUfla.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações da    graduanda em Zootecnia Izadora Alvarenga Custódio.