Mais de 500 pessoas participaram na UFLA do Encontro Regional de Políticas sobre Drogas

encontro_drogas_ufla3A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o 6º Encontro Regional de Políticas sobre Drogas, nesta quinta-feira (29). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), reuniu mais de 500 participantes no Salão de Convenções da Universidade, com representantes de cerca de 50 cidades. A organização foi realizada pelaSecretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Lavras.

O Encontro, também realizado em outras cidades, tem o objetivo de contribuir na construção de uma proposta inovadora para a Política sobre Drogas, em que governo e sociedade compartilhem a responsabilidade pela busca de soluções.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, ressaltou o trabalho realizado no Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), pelo qual cerca de 550 crianças e jovens de escolas públicas de Lavras e outras oito cidades da região desenvolvem atividades esportivas, especialmente nas modalidades do atletismo. “Nossa preocupação não é que esses atletas sejam campeões, mas que tenham amparo e sintam-se confiantes para seguir em frente na vida. O esporte é uma das formas mais interessantes na edificação de um caminho que passe longe das drogas”, defendeu Scolforo.

Para o reitor, além das oportunidades oferecidas aos jovens, é necessário trabalhar a ética, o respeito e a solidariedade. “Tudo isso é tão importante quanto o apoio às estruturas familiares. Vejo um evento dessa categoria com muita alegria, porque mostra a preocupação do Estado, do município e da sociedade com essa questão”.

Na ocasião, o prefeito de Lavras Silas Costa Pereira compartilhou da mesma linha de reflexão. “Um evento assim serve para sairmos mais conscientes do papel de cada um na política antidrogas”.

Uma surpresa no Encontro foi a quantidade de jovens adolescentes presentes, em especial das escolas públicas de Lavras. O secretário Municipal de encontro_drogas_uflaDesenvolvimento Social, Wellington Antônio Vieira, salientou a importância da presença desse público. “Ver que vocês tiraram um dia para falar e escutar sobre drogas é muito gratificante. Hoje, temos aqui crianças, adolescentes, adultos e pessoas da melhor idade. A sociedade precisa discutir essa temática que interrompe muitos sonhos”.

O secretário também comentou sobre o vídeo institucional da UFLA exibido na abertura do evento. “A prevenção também é isso; quando você mostra um vídeo com esse teor, abre-se um leque de oportunidades para os jovens aqui presentes”.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Rafael Miranda, a proposta do evento é envolver as esferas estadual e municipal, a fim de promover um trabalho em rede.

Com o intuito de aprofundar nessa temática, nos períodos da manhã e da tarde houve um ciclo de debates, a fim de fortalecer as ações relacionadas às drogas, municipalizando as políticas do segmento nos territórios de maneira conjunta. Os profissionais participantes realizaram debates que abordaram o papel dos Conselhos Municipais Antidrogas (Comad). A ação também contou com orientação às comunidades terapêuticas e esclarecimentos sobre o financiamento das políticas públicas sobre drogas.

Entre os palestrantes estiveram o subsecretário Rafael Miranda; o secretário Wellington Antônio Vieira; a encontro_drogas_ufla4enfermeira, especialista em Assistência a usuários de álcool e outras drogas, Mirian Murad Leite Andrade, que representou o Comad de Lavras; o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça,Vitore André Zilio Maximiano; além de médicos psiquiatras, psicólogos, e psicanalistas.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA