Pesquisadora da Austrália fará palestra na UFLA sobre “Tecnologia de microssondas e iniciativa global para saúde de abelhas”

internacionalizacaoEm 5 de novembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá a visita da pesquisadora do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Csiro) e da Australian Bioinformatics Network, Benita Vincent. Ela proferirá palestra às 15h30 no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho (Departamento de Biologia – DBI). O tema será “Tecnologia de microssondas e iniciativa global para saúde de abelhas” (Microsensing Technology and GIHH – Global Iniciative Honeybee Health). O evento é aberto à comunidade acadêmica.

A organização da recepção à pesquisadora na UFLA é feita pela Diretoria de Relações Interncionais (DRI), que também prevê a realização de reuniões, no mesmo dia, para articulação de futuras colaborações acadêmicas entre a UFLA e as instituições representadas por Benita Vicent.

Sobre a pesquisadora

Benita Vicent é PhD pela University of Tasmania (Austrália), atuando na área de saúde animal (aquáticos e terrestres). Atualmente desenvolve, com a equipe do Csiro, micro sensores RFID (“Radio-Frequency Identification”), que são ferramentas indispensáveis para aplicação em estudos de avaliação ambiental, saúde animal e segurança industrial.

A nova geração de sensores RFID em desenvolvimento pela equipe incorpora baterias inteligentes, que geram energia por meio da vibração. Eles têm capacidade de coleta de dados (por exemplo, dados climáticos) e, principalmente, possibilitam o monitoramento em tempo real. Toda esta tecnologia de vanguarda é patrocinada por empresas como Intel e Vale.

Dentro da temática de avaliação ambiental, e principalmente pela importância do declínio da população de polinizadores, a equipe recentemente lançou a Iniciativa Global para a Saúde das Abelhas (Global Initiative for Honeybee Health), baseada em uma colaboração internacional entre pesquisadores, apicultores, produtores e indústria química e de tecnologia. O objetivo é conhecer os fatores envolvidos no declínio da população desses insetos e principalmente propor soluções seguras na área de polinização e segurança alimentar.

Saiba mais:

https://research.csiro.au/gihh/about/

http://www.csiro.au/en/Research/D61

http://australianbioinformatics.net/profiles/2013/4/8/vincent-benita-australian-bioinformatics-networkcsiro.html#.Vie8RCtUXaE