3º Concurso Literário da UFLA é lançado: inscrições vão até 20 de novembro

concurso-literario-capa
Capa da coletânea com as produções selecionadas no 2º Concurso Literário

Estudantes e servidores da UFLA e outras instituições de ensino superior, assim como membros da comunidade em geral, poderão mostrar seu talento em versos ou prosa no 3º Concurso Literário da UFLA. O concurso recebe poemas e contos até o dia 20 de novembro, em três categorias.

A competição premia estudantes das escolas participantes do Pibid, que são incentivados a participar escrevendo poemas. Alunos do ensino fundamental e médio são premiados. Outra categoria é destinada ao ensino superior, sendo subdividida entre estudantes de graduação e pós-graduação, e servidores docentes e técnico-administrativos. Os participantes podem enviar contos e poemas. Há, ainda, uma categoria voltada à comunidade, para a qual podem ser submetidos poemas e contos. Cada categoria e subcategoria possuem julgamento e premiação específicos.

A forma de inscrição também é variável. Para a categoria dos alunos de escolas participantes do Pibid, as inscrições são encaminhadas aos bolsistas que atuam na escola. É o bolsista quem encaminha à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) os trabalhos. Para as demais categorias, os trabalhos devem ser enviados para o e-mail concursoliterario@proec.ufla.br junto com a ficha de inscrição.

Cada autor pode submeter até dois trabalhos inéditos, da mesma categoria ou não. A formatação dos trabalhos pode ser vista no regulamento do concurso. O resultado do concurso será publicado no site da Proec a partir de 1º de fevereiro de 2016. Parte da premiação é a publicação de um livro pela Editora UFLA com os trabalhos selecionados.

O Concurso Literário UFLA 2015 é uma realização da Coordenadoria de Cultura da Proec e coordenado pelo Curso de Letras. Conta com o apoio do Núcleo de Estudos Comparados em Literatura (Necli) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Letras). O concurso tem o objetivo incentivar e aprimorar a leitura e a produção literárias em língua portuguesa, divulgando novos talentos e valorizando seus trabalhos.

Premiação da 2ª edição

Durante a Semana de Ciência, Cultura e Arte, a UFLA realizou uma solenidade de premiação dos classificados no 2º Concurso Literário da UFLA. Os textos premiados constituem um livro que foi lançado, naquela ocasião, pela Editora UFLA. Houve um expressivo número de trabalhos recebidos: 537 produções vindas de 14 Estados brasileiros, além de Portugal (8 trabalhos) Moçambique (3), Japão (3) e Dinamarca (1).
Acesse aqui a lista dos premiados no 2º Concurso Literário da UFLA

Imagens: premiados no 2º Concurso Literário da UFLA