Projeto Conexão Sustentável Alcoa exibe documentários na UFLA nesta segunda e terça-feira (5 e 6/10)

Cinemóvel do projeto Conexão Sustentável Alcoa está no câmpus da UFLA
Cinemóvel do projeto Conexão Sustentável Alcoa está no câmpus da UFLA. Venha e participe!

Com o movimento grevista, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está sem a circulação rotineira de estudantes, técnicos e professores em seu câmpus. Assim, poucas pessoas estão tendo a oportunidade de participar de um projeto interessante de conscientização ambiental. Trata-se do projeto Conexão Sustentável Alcoa, que ficará em Lavras, no câmpus da UFLA, nesta segunda e terça-feira (5 e 6/10), com a exibição de documentários sobre sustentabilidade.

O projeto é uma ação do Ministério da Cultura e Alcoa, com o propósito de oferecer sessões de cinema gratuitas com documentários sobre sustentabilidade em universidades de diferentes regiões.

Professora Rosa Machado: oportunidade de assistir a bons documentários

O “Cinemóvel” – caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema – está do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), com exibição durante todo o dia e parte da noite desta segunda-feira. (Confira os horários das exibições). A programação, voltada ao público universitário, tem filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos.

Para a Rosa Tereza Moreira Machado (DAE/UFLA), o projeto é uma oportunidade de assistir e apresentar aos estudantes uma série de documentários sobre a temática sustentabilidade que não estão facilmente disponíveis ao público.

“A Lei da Água – Novo Código Florestal”

Entre os filmes da programação, o longa-metragem “A Lei da Água – Novo Código Florestal”, uma produção de Fernando Meirelles e André D’Elia, que alerta sobre as consequências da nova lei e o que ainda pode ser feito para evitar mais prejuízos ao meio ambiente. Produzido pela Cinedelia, coprodução O2 Filmes e distribuição O2 Play, o longa é uma parceria do Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade. Clique e confira o trailer.

Na programação, outros documentários do Circuito Tela Verde – CTV, que é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental – DEA, Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada e Ministério da Cultura. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.

Projeto Carbono Zero

O projeto é uma ação do Ministério da Cultura e Alcoa, com o propósito de oferecer sessões de cinema gratuitas

As emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto Conexão Sustentável Alcoa serão neutralizadas. Para isso, os promotores firmaram uma parceria com empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Na UFLA, a iniciativa tem o apoio do DAE, que mantém uma longa parceria com a Alcoa, sobretudo, no Programa de Estágio. Além do Cinemóvel, ainda nesta semana, uma equipe da empresa estará na UFLA para seleção de estudantes dos cursos de Administração e Sistemas de Informação para o Programa.

Acompanhe o projeto pelo Facebook: www.facebook/conexaosustentavel

SERVIÇO:

Cinemóvel em Lavras