Incubacoop celebra dez anos de existência com realização de seminário

Estudantes apresentam as experiências de participar do projeto multidisciplinar

Em comemoração aos dez anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) foi realizado nesta sexta-feira (25/9) um seminário interno no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). Durante uma década, a Incubacoop auxilia associações, cooperativas e grupos de trabalhadores de Lavras e região, desenvolvendo trabalhos com princípios da economia solidária.

Um dos objetivos da Incubacoop é gerar trabalho e renda, promovendo o desenvolvimento da microrregião de Lavras. Sediada no DAE, é um órgão integrante da Pró–Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social (Codets), e ligada à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Além da ajuda na formação de grupos de empreendedores, a Incubacoop auxilia na formação diferenciada e complementar dos estudantes da UFLA. Em sua trajetória já contou com a participação de 350 universitários. “É importante proporcionarmos essas atividades de extensão e poder dialogar e agir com a sociedade, por meio do desenvolvimento dos empreendimentos”, comenta o fundador e coordenador da Incubacoop, professor José Roberto Pereira (DAE). Para o professor, o cooperativismo é uma das formas mais justas de geração de emprego e renda, focada em princípios como a igualdade, democracia e solidariedade.

No seminário foram apresentados os projetos desenvolvidos durante os 10 anos, com exposição dos empreendimentos coordenados pela Incubadora e distribuição de cartilhas que compõe o portfólio dos serviços prestados.

O evento contou com a apresentação do projeto “Fortalecimento do pensamento e articulação cooperativistas/associativistas na microrregião de Lavras”, coordenador pela professora Nathália de Fátima Joaquim. Ainda na programação, a professora Eloísa Helena de Souza Cabral apresentou “O papel das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares no desenvolvimento do terceiro setor”.

Já os professores José Roberto Pereira e Edimilson Eduardo da Silva mostraram a trajetória da Incubacoop na UFLA. Além disso, diversos bolsistas tiveram a oportunidade de explanar as atividades desenvolvidas na Incubadora. Para o estudante de Direito José Antônio é de extrema importância poder retribuir a sociedade todo o investimento realizado em uma universidade pública. “Essa participação contribui para meu crescimento pessoal e profissional, pois tenho a oportunidade de vivenciar experiências em um projeto multidisciplinar”, comenta José Antônio.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA