UFLA e IFSULDEMINAS firmam parceria para ofertar cursos técnicos em nível médio – Lavras terá câmpus avançado

Reitores das duas instituições e equipe da elaboração do projeto durante reunião na UFLA

A comunidade de Lavras pode comemorar mais uma grande conquista para a cidade e região. A Universidade Federal de Lavras (UFLA), buscando alternativas para a formação de jovens que optam pela educação profissional, propôs ao Ministério da Educação (MEC) uma parceria inédita com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O resultado será a criação de um câmpus avançado do IFSULDEMINAS em parceria com a UFLA, com modelo inovador de integração, iniciando as atividades ainda em 2015, no câmpus da Universidade.

O novo modelo de educação profissional em nível médio vem sendo discutido por equipes das duas instituições e o projeto final será apresentado ao MEC na próxima semana, em reunião com o secretário-executivo do MEC, professor Luiz Cláudio Costa, com a presença do reitor da UFLA, prof. José Roberto Scolforo e do reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, acompanhados do deputado federal Reginaldo Lopes.

No projeto que será apresentado, a proposição de seis cursos integrados e concomitantes (Ensino Médio com formação profissional), com ênfase em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A proposta diferencia-se por adotar uma metodologia de ensino orientada por projetos interdisciplinares, que rompe a dicotomia teoria-prática, centrando-se em uma aprendizagem baseada na resolução de problemas.

Para o reitor da UFLA, a parceria representa um modelo inovador e histórico para o ensino técnico em nível médio, apresentando alternativas para os jovens de Lavras e região frequentar o ensino profissional ao mesmo tempo em que vivenciam experiências na universidade, resultando em uma formação qualificada e diferenciada. “O modelo já recebe o apoio do MEC e deverá ser exemplo para uma nova fase de integração entre universidades e institutos federais”, reforçou Scolforo.

Para Scolforo, o modelo já recebe o apoio do MEC e deverá ser exemplo para uma nova fase de integração entre universidades e institutos federais

O modelo, segundo Scolforo, vai permitir a participação efetiva de estudantes de pós-graduação da Universidade e professores da Instituição, favorecendo o aprendizado e a formação ainda mais qualificada desses egressos. “Os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de vivenciar uma experiência destacada em uma instituição que é referência em ensino, pesquisa e extensão”.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, também destaca os benefícios da parceria. Ele enfatiza que a interação com a UFLA vai aliar a experiência do Instituto na oferta de cursos técnicos com a infraestrutura destacada da Universidade. “Nós já estamos identificando as áreas e o quantitativo de docentes necessários para a oferta dos cursos, aproveitando as experiências das duas instituições”, enfatizou.

Autor da proposta de reforma do Ensino Médio, o deputado Reginaldo Lopes aprova o modelo de parceria proposto. “Nós devemos repensar o Ensino Médio que não seja mais pautado em matérias desconectadas, mas por áreas do conhecimento, com uma base curricular transversal. A ideia é dar protagonismo ao jovem, dando a ele a chance de escolher as áreas de interesse e ofertar a ele oportunidades de integração com o ensino profissionalizante”, destacou o deputado, reconhecendo a parceria entre a UFLA e o Instituto como um modelo inovador que caminha neste sentido.

Projeto Inovador

No projeto, ainda em fase de finalização, serão ofertados cursos em diferentes modalidades: cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cursos subsequentes (para egressos do Ensino Médio), cursos integrados e concomitantes (para estudantes do Ensino Médio), além de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), destinado a jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade, favorecendo a qualificação e a requalificação de trabalhadores e professores da Educação Básica das escolas públicas da região.

Dois cursos do Pronatec – Técnico em Mecânica e Técnico em Segurança do Trabalho – serão ofertados ainda em 2015. A seleção especificamente para esses cursos é realizada pela Secretaria de Estado da Educação. Além desses, dois cursos FIC também estão sendo estruturados: Auxiliar de farmácia de Manipulação e Operador de Caixa. Para esses quatro cursos estão previstas 120 vagas.

Os cursos integrados, Ensino Médio Profissionalizante, deverão ter início em 2017. Os cursos subsequentes terão início antes, no segundo período letivo de 2016. Quando todos os cursos estiverem integralizados, existe a previsão de atender a 828 estudantes.

A escolha dos cursos leva em consideração os recursos humanos e as áreas de referência nas duas instituições, compatibilizadas com as demandas locais e regionais. A ideia é contribuir para uma formação qualificada de jovens e adultos, para geração de emprego, renda e mais qualidade de vida.

As futuras instalações da unidade integrada IFSULDEMINAS/UFLA serão em propriedade da UFLA, na Zona Norte da cidade (antigo Hospital do Coração). Até que a infraestrutura esteja completa, os cursos serão ofertados no câmpus da UFLA, sendo mantidas, posteriormente, estruturas de apoio pedagógicas.

Comissão

Na UFLA, a comissão designada para acompanhar o projeto é formada pelo assessor de Relações Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; pelo assessor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira.

Representando o IFSULDEMINAS, participam da elaboração do projeto o pró-reitor de Ensino, professor Carlos Alberto Machado Carvalho; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luiz Andrade Pereira; a diretora de Desenvolvimento Acadêmico, Márcia Rodrigues Machado e a pedagoga Institucional Sônia Regina Alvim Negreti.

lofos-ufla-if