Feirantes de Itutinga e Itumirim recebem orientações sobre gerenciamento e preparo de alimentos saudáveis

DNUUFLA (1)
Quatro feirantes de Itutinga e Itumirim prepararam novos alimentos, com auxílio de professores e estudantes do DNU, no Laboratório de Técnica e Dietética da UFLA

Possibilitar maiores oportunidades aos produtores da microrregião de Lavras. Este é um dos objetivos de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Administração e Economia (DAE) em parceria com o de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

As receitas disponibilizadas estão reunidas em uma cartilha elaborada pela equipe do projeto

O projeto, intitulado “Fortalecimento do pensamento e articulação cooperativista/associativista na microrregião de Lavras, MG”, recebe o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a coordenação da professora do DAE Nathália de Fátima Joaquim, além das docentes do DNU Mariana Mirelle Pereira Natividade e Maysa Helena de Aguiar Toloni.

No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa na microrregião de Lavras para identificar potencialidades e barreiras para a atuação cooperativa em empreendimentos solidários. A professora Nathália explica que após o levantamento dos produtores rurais de Lavras e seu entorno, foi feita uma análise dos aspectos que seriam importantes de serem trabalhados em conjunto, propondo assim, novas alternativas a eles, além de orientá-los com relação à gestão de empreendimentos, técnicas de marketing e agregação de valor ao produto final. “Vamos até os produtores para identificarmos o que eles realmente precisam”, comenta.

Desta forma, nas cidades de Itutinga e Itumirim as professoras viram que, dentre outros aspectos, as feirantes necessitavam de novos produtos, com opções light, diet e integrais. Neste sentido, iniciaram a preparação de receitas que tivesse esse foco. Para concretizar o apoio às feirantes, quatro delas estiveram nesta terça-feira (22/9) na UFLA preparando os novos alimentos, com auxílio de professores e estudantes do DNU.

Todas as receitas foram disponibilizadas às produtoras por meio de uma cartilha. Agora, as feirantes podem preparar novos quitutes saudáveis para serem comercializados em suas cidades. “Várias pessoas chegavam até nós perguntando se não tínhamos quitandas light, salgados integrais. Algumas até comentavam sobre determinado açúcar que seria mais saudável, mas até então não sabíamos preparar esses alimentos. Com todo esse apoio que tivemos dos professores da UFLA, poderemos começar a prepará-los para vender ainda neste final de semana”, conta a feirante de Itutinga Maria Aparecida Custódio.

A professora Nathália relata que outras ações também serão realizadas, como um seminário com a finalidade de orientar ainda mais os pequenos produtores de Lavras e região.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA