Publicado Edital do Pibic/Fapemig: comprovação de proficiência pelo Toefl é exigência para participação

12.11 pibic-fapemig

De 1º/10 a 27/11, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) podem apresentar propostas para concorrer às bolsas do Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Pibic/Fapemig).

O Edital 08/2015, que regulamenta o processo, foi publicado nesta quarta-feira (23/9) pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFLA (PRP). O objetivo é a concessão de novas bolsas de iniciação científica, ou renovação das existentes, a estudantes de graduação, para que possam atuar em atividades de pesquisa. Tanto orientadores quanto bolsistas devem atender a uma relação de requisitos dispostos no Edital. Entre as exigências para os estudantes está a necessidade de comprovação de proficiência em inglês (teste Toefl – ITP, IBT ou PBT). Os exames devem ter sido feitos após 1º/10/2013.

O orientador é quem deve submeter as propostas, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Primeiro, o projeto de pesquisa ao qual a bolsa estará vinculada deve estar registrado no Sigaa. Para os que ainda serão registrados, é necessário fazê-lo com antecedência, já que é exigida a aprovação do chefe do departamento. Na sequência, um plano de trabalho, ligado ao projeto, deve ser estabelecido. É indispensável que se verifique, ao final, se os documentos foram devidamente submetidos.

Outra medida requerida é que o orientador autorize e valide a importação dos dados de produção científica do currículo Lattes para o Sigaa, ou dos dados inseridos recentemente (para aqueles que já fizeram a validação em ocasião anterior).

Há uma relação de documentos que devem ser encaminhados com a proposta eletrônica e outros que deverão ser entregues impressos na PRP até 27/11, às 16h. Todos os detalhes podem ser consultados no Edital.

A divulgação dos resultados no site da PRP está programada para 5/2/2016. O número de vagas também estará disponível a partir de fevereiro de 2016. As bolsas terão vigência a partir de 1º/3/2016.

Aplicações do Toefl ITP na UFLA

O teste é gratuito e é aplicado periodicamente na UFLA. Para informações sobre as datas de aplicação, os estudantes devem entrar em contato com o Núcleo de Línguas (NucLi) pelo telefone 3829-3127, ou dirigindo-se à sala 10 do PV-6. As inscrições para o teste devem ser feitas no site :http://isfaluno.mec.gov.br/ (opção testes de proficiência).