Mais de cem trabalhos produzidos na UFLA foram apresentados no Congresso Brasileiro de Sementes

Parte da equipe da UFLA presente no CDSementes.
Parte da equipe da UFLA presente no CBSementes.

Profissionais e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do XIX Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), realizado em Foz do Iguaçu (PR) de 14/9 a 17/9. No total, foram apresentados, em pôster, 103 trabalhos produzidos na Universidade.

Estiveram presentes os professores do Departamento de Agricultura (DAG) Maria Laene Moreira de Carvalho, Renato Mendes Guimarães, João Almir Oliveira e Aline da Consolação Sampaio Clemente; o professor do Departamento de Fitopatologia (DFP) José da Cruz Machado e o professor do Departamento de Engenharia Florestal (DCF) José Márcio Faria. Somaram-se ao grupo os pesquisadores Stella Veiga Franco da Rosa e Antônio Rodrigues Vieira, da Embrapa e da Epamig, respectivamente. Eles atuam como parceiros nos trabalhos do Setor de Sementes (DAG).

Estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado também participaram das atividades. Ao todo, foram 76 congressistas da UFLA. A mesa-redonda “Detecção, identificação e quantificação de modificações genéticas em sementes: abordagem do MAPA” teve a professora Maria Lene como coordenadora. Já o professor Machado foi palestrante no XIII Simpósio de Patologia de Sementes, realizado durante o Congresso. Ele abordou o temaProgramas de apoio a Patologia de Sementes pelo CNPq e MAPA – análise crítica dos resultados de pesquisas realizadas nesses programas”, juntamente com a representante do CNPq Caroline Pedroso Ventorim de Oliveira.

Os professores Maria Laene, Renato e Machado também integraram comitês científicos do evento. De acordo com o professor João Almir, o Congresso foi produtivo e gerou bons frutos. “Vale destacarmos o alto número de participantes da UFLA, o que deixou a instituição muito bem representada em um evento de elevado nível técnico-científico. Os alunos de graduação e pós-graduação tiveram a oportunidade de fazer contato com outros pesquisadores da área e com as empresas. Para nós, professores, foi um momento de busca de novas parcerias e de atualização científica”, avalia.

O CBSementes é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e vem sendo realizado desde 1979. Além do público acadêmico, reúne técnicos, produtores e empresários. A edição anterior ocorreu em Florianópolis (SC), em 2013.