Curso de Direito realizou 1ª Jornada Jurídica

jornada-juridicaDiversos ramos do Direito foram discutidos em palestras e trabalhados em oficinas durante a 1ª Jornada Jurídica, realizada entre os dias 9 e 12 de setembro. Estudantes de graduação em Direito da UFLA e de outras instituições, profissionais da área e outros interessados participaram do evento. As palestras foram ministradas no Salão de Convenções por docentes das Universidades Federais de Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF) e de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação São Luiz  e UFLA.

O Direito Ambiental foi o tema da conferência da primeira noite, proferida pelo professor Edson de Carvalho (UFV). Ele abordou a necessidade do desenvolvimento sustentável e a justiça que deve haver entre as gerações atuais e futuras. A segunda palestra, que ficou a cargo da professora Iara de Souza (Ufop), teve como tema o aconselhamento genético e a responsabilidade civil dos médicos.

A segunda noite de palestras contou com a presença da professora Taylisi Leite, da Faculdade de Educação São Luiz, que tratou do sistema penal brasileiro e as dificuldades e críticas pelas quais vem passando ultimamente. Já a segunda exposição foi feita pelo professor aposentado da UFMG e desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), Márcio Túlio Viana, que apresentou aspectos pouco percebidos dentro do Direito e Processo do Trabalho.

Encerrando as noites de palestras, a Jornada Jurídica contou com a exposição da professora Nara Carvalho, da UFJF, que falou sobre as diversas formas de família e de sexualidade e as relações com a laicidade consagrada pela Constituição Federal de 1988. A professora Thaís Sêco, da UFLA, falou sobre o discernimento, apresentando problemáticas teóricas sobre a capacidade de fato trazida pelo Código Civil.

O segundo e terceiro dia do evento contaram com a realização de diversas oficinas ministradas pelos núcleos de estudo, pesquisa e extensão do Departamento de Direito da UFLA.  Essas oficinas versaram sobre Direito Penal, Tributário, experiência empresarial na graduação, Direito Agrário e Filosofia do Direito, entre outros.

O último dia da 1ª Jornada Jurídica foi marcado pela realização de minicursos sobre diversas áreas do Direito e correlatas: Direito indígena, Direito Médico, Responsabilidade nas relações de consumo, Liberdade de Expressão, Terceiro Setor, entre outros assuntos. Esses minicursos ocorreram no Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

O representante docente da Comissão Organizadora, professor David Gomes (DIR/UFLA), creditou a realização da Jornada aos discentes do curso, que apresentaram grande responsabilidade na organização de eventos. A Jornada foi organizada em conjunto pelo Centro Acadêmico Teixeira de Freitas, Jurídica Júnior e Programa de Educação Tutorial Institucional (PETi – Direito).

Com informações de Samuel Furtado – Jurídica Jr.