Professor da UFLA realizou treinamento na Guatemala em tecnologia de aplicação aérea

Treinamento GuatemalaO professor do Departamento de Engenharia da Universidade de Lavras (DEG/UFLA), Wellington Carvalho, ministrou um curso internacional sobre Tecnologia de Aplicação Aérea para pesquisadores da Guatemala, Honduras, Costa Rica e Estados Unidos na sede do Centro Guatemalteco de Investigación y Capacitacion de la Caña de Azúcar (Cengicana).

Também  foram realizados treinamentos em campo sobre metodologias de coleta de deposições com ênfase na aplicação de maturadores. Além disso, os pesquisadores coletaram dados com relação às pesquisas de aplicação em cana de açúcar, sendo acompanhadas e registradas com o uso de drones nas filmagens aéreas.

Um dos aspectos que chamou a atenção do professor da UFLA foram os inúmeros vulcões presentes na região de Guatemala, que se encontram em atividade no país, influenciando diretamente no clima das áreas de culturas e dos processos de aplicação.

O treinamento, realizado de 31 de agosto a 5 de setembro, também contou com o apoio da Empresa Monsanto, produtora de produtos para a maturação de cana de açúcar.

“O intercâmbio de conhecimentos, sem dúvidas, foi uma experiência importante para o aprimoramento técnico profissional, objetivando o estabelecimento de interesses de acordos de cooperação entre as instituições”, ressalta o professor.

O Centro Guatemalteco de Investigación y Capacitacion de la Caña de Azúcar foi criado para apoiar o avanço tecnológico da agroindústria açucareira, com o objectivo de melhorar a produção e a produtividade da cana e seus derivados. É financiado pelos engenhos que compõem a agroindústria açucareira da Guatemala, cuja contribuição para o orçamento do Centro é proporcional à sua produção de açúcar.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA